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Treinamento de funcionários: entenda a importância

2 de setembro de 2019
Treinamento de funcionários: entenda a importância

Pode parecer óbvio, mas a partir do momento em que precisamos desenvolver uma atividade e já somos aptos a realizá-la, nosso desempenho tende a ser muito melhor. O objetivo do processo de treinamento é preparar a pessoa para lidar com todas as condições envolvidas na hora da execução de uma tarefa. Com o treinamento de funcionários, isso não é diferente.

O treinamento nas empresas é essencial para que os processos internos funcionem de maneira correta e fluida, tornando-se mais assertivos. Essa estratégia é utilizada para alinhar as expectativas e demandas e fazer com que o colaborador se integre com o restante da equipe.

Apesar de muito utilizado, são poucos os gestores que reconhecem a importância do treinamento de funcionários dentro das empresas. Portanto, se você quiser entender a importância e os benefícios dessa estratégia, continue lendo.


A importância do treinamento de funcionários

O treinamento de funcionários serve para alinhar todos os gestores e colaboradores aos procedimentos da empresa, ao mesmo tempo em que são desenvolvidas suas habilidades. Como consequência disso, ganha-se uma equipe preparada para exercer bem suas funções e criar novas alternativas de negócios, melhorando os resultados da empresa de uma maneira geral.

A falta de capacitação pode gerar custos extras com repetição de processos e insatisfação de clientes. Por esse motivo, o treinamento de funcionários deve ser considerado um investimento, e não apenas um custo a mais para as organizações.

Quando uma empresa decide investir em uma estratégia de desenvolvimento de funcionários, ela está apostando em si mesma. Já que o resultado deste investimento refletirá diretamente na forma como o negócio enfrentará a competitividade do mercado.

Além disso, a capacitação dos profissionais não só deixará os mesmos mais eficientes em busca de resultados, bem como mais envolvidos e valorizados no ambiente de trabalho, tornado-os peças essenciais para o funcionamento da empresa. Afinal, aprender nunca é demais.

Sendo assim, a qualificação dos funcionários envolverá todos os profissionais que compõe o quadro da instituição. Todos os cargos, da direção ao operacional, devem participar, do iniciante ao mais experiente.

O aprimoramento serve ainda para que a liderança possa multiplicar os seus próprios conhecimentos em busca de um bem comum, desenvolvendo novas competências e relacionamentos interpessoais proveitosos. Assim, haverá mais profissionais preparados que conheçam bem a empresa e, consequentemente, minimizando a necessidade de recrutamento externo.


Tipos de treinamentos

Oferecer treinamento apenas por oferecer é um erro grave que pode ser cometido nas empresas. Por este motivo, o gestor deverá traçar um plano de acordo com a necessidade e a demanda da instituição, já que todo treinamento precisa ter um objetivo. Além de responder a carências encontradas na empresa, é necessário ter um alinhamento entre o gestor e o profissional de RH. A capacitação através do treinamento pode ser uma forma de antecipar eventuais necessidades, a fim de manter a organização sempre com grande potencial competitivo.

Quando um diagnóstico é feito de forma criteriosa e coerente, podem ser facilmente apontadas as vantagens e limitações individuais que devem ser alinhadas com a cultura organizacional da empresa, e quais desses fatores devem ser trabalhados em equipe. Desta maneira, os treinamentos podem ser planejados para potencializar as habilidades e corrigir fraquezas.

No entanto, existem inúmeras maneiras de treinar seus funcionários. Confira a seguir algumas delas:

Treinamento presencial in company: Pode ser realizado para um grupo de profissionais da mesma empresa. Este treinamento pode ser conduzido pela própria empresa ou por consultoria de treinamento especializada.

Treinamento presencial aberto: Realizado para pessoas de diversas empresas que se inscrevem para participar. Sempre será conduzido por consultoria de treinamento especializada.

Treinamento a distância (EAD): Este treinamento pode ser desenvolvido interna ou externamente, por meio digital.

Treinamento on the job: Realizado na estação de trabalho orientado pelo gestor ou por um profissional/colega mais capacitado.

Job rotation: Treinamento de rotação. O profissional passa por diversas áreas/tarefas dentro da empresa, com o intuito de prepará-lo para todas as etapas de um processo.


Benefícios

Separamos alguns benefícios que os treinamentos e capacitações trazem para a empresa e os funcionários. Veja-os:

Para a empresa

A ausência de programas de aperfeiçoamento pode gerar prejuízos, já que o exercício da função sem conhecimento prévio e apenas por meio das experiências do dia a dia implica na prática de tentativas e erros, até que seja alcançado o resultado esperado. Portanto, pode-se afirmar que um treinamento prévio é benéfico de diversas maneiras:

Redução de custos: A partir do momento em que os colaboradores comentem menos erros em suas atividades, isso gera também uma redução nos custos (custos de retrabalho, insatisfação de clientes, aberturas de SAC etc.).

Melhora na produtividade: A redução na quantidade de erros durante uma atividade faz com que a produtividade de um colaborador aumente. Tornando-o mais produtivo e fazendo com que sua equipe traga resultados melhores, mais rápidos e assertivos para a empresa.

Otimização de trabalho: Os funcionários treinados conseguem concluir suas atividades com mais rapidez e eficiência, poupando tempo durante seu expediente e deixando-o livre para realizar um maior número de atividades.

Melhor comunicação entre os setores: O treinamento também ajudará a melhorar a comunicação entre os setores. Deixando todos os funcionários por dentro dos objetivos da empresa em tempo real, fazendo assim com que a comunicação aconteça de forma mais ágil e assertiva, gerando mais lucros à empresa.

Diminuição na rotatividade de colaboradores: No momento em que um colaborador é treinado e capacitado, ele se sente mais pertencente a empresa, por ter em mente sua missão, visão e valores com constância. Fazendo com que a rotatividade de funcionários também diminua, gerando menos custos a empresa.

Empresa mais competitiva: Colaboradores bem treinados e capacitados conseguem ter melhores resultados em suas atividades profissionais, melhorando consequentemente os resultados gerais da empresa e fazendo com que ela se torne mais competitiva dentro do mercado.

Para os funcionários

O funcionário que passa por um treinamento está apto a exercer com mais qualidade as atividades diárias, já que possui um conhecimento mais aprofundado sobre sua área de atuação e isso gera ganhos para todos.

Entrosamento de colaboradores: Um dos pontos que são trabalhados em treinamentos e capacitações é o entrosamento de colaboradores. Por estarem em um mesmo ambiente e com o mesmo objetivo é comum criar um senso de empatia entre os participantes, melhorando a convivência diária entre os mesmos.

Ambiente de trabalho agradável: Como consequência da boa convivência que tende a ser gerada nos treinamentos, também é possível ter um ambiente de trabalho mais agradável e acolhedor para todos.

Promoções: A partir do alto conhecimento e desempenho sobre as vertentes da empresa, é aumentada a chance de promoções e melhorias de cargos com os próprios funcionários que já trabalham na unidade, sem necessitar de recrutamento externo.


O crescimento e sucesso de qualquer organização está completamente relacionado com o desenvolvimento de seus funcionários. Para superar padrões e elevar a qualidade dos serviços oferecidos, deve-se passar por treinamentos constantes em que se compartilham novidades e métodos eficientes para o mercado (como a implementação do uso de novas tecnologias, por exemplo). Assim, o gestor proporciona e transmite conhecimentos aos seus colaboradores, enxergando além do presente, avistando novas possibilidades e oportunidades. Além de promover uma gestão sustentável e mais lucrativa.

É bacana ressaltar que os treinamentos podem ser feitos pontualmente, a partir de dificuldades observadas. No entanto, devem também ser feitos de forma contínua, para manter os colaboradores atualizados e capacitados sempre, de acordo com as mudanças do mercado e até mesmo da empresa. Trazendo cada vez mais benefícios para a companhia.

E aí, gostou das dicas? Tem algum case de sucesso de treinamento de funcionários em sua empresa? Conte para a gente nos comentários!

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