Conteúdo

Sorrir melhora a qualidade de vida

25 de outubro de 2019
Sorrir melhora a qualidade de vida

Existem pesquisas científicas que comprovam que sorrir melhora a qualidade de vida. Estudos sobre a Ciência dos Sorrisos indicam que uma boa dose diária de sorrisos e risadas faz muito bem à saúde, podendo ajudar na redução do estresse, trazendo diversos benefícios ao corpo e à mente, além de alterar positivamente seu estado emocional, melhorando seu bem-estar.

Confira os diversos benefícios do sorriso no dia a dia:

Ajuda a reduzir a ansiedade

Ao sorrir, aumentamos a produção de alguns hormônios, como a endorfina e a serotonina, conhecidos por serem alguns dos hormônios da felicidade. Com eles, amenizamos os sintomas de estresse e ansiedade no dia a dia.

Ainda existe um estudo feito em 2007 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que mostra que, ao sorrir, aproximadamente 17 músculos são trabalhados ao mesmo tempo, relaxando o corpo de tensões.

Estimula a circulação sanguínea

O ato de sorrir nos faz relaxar, o que ajuda o sistema imunológico a funcionar de forma mais eficiente. Uma dessas vantagens é o aumento do fluxo sanguíneo, bombeando nosso sangue com mais energia, baixando a pressão arterial e ajudando a prevenir ataques cardíacos e outros tipos de doenças do coração.

Tonifica os músculos faciais

Ao sorrirmos e darmos risada, movimentamos a musculatura do nosso rosto, melhorando a elasticidade da nossa pele. Segundo estudos, quando damos uma boa risada, movimentamos cerca de 12 músculos e ativamos a circulação sanguínea facial, isso faz com que nossa pele fique mais firme e previna o surgimento de rugas.

Melhora o funcionamento do cérebro

As risadas fazem com que o pulmão inspire e expire o ar com mais rapidez, levando oxigênio para todo o nosso corpo. Uma boa risada pode nos ajudar a desenvolver os pensamentos com mais clareza, além de nos proporcionar um processo criativo mais eficaz.

Sorrir nos deixa felizes

Charles Darwin foi um dos primeiros a sugerir que a forma como reagimos fisicamente a uma emoção, influencia também no nosso estado de espírito. Ou seja, o simples ato de sorrir, em vez de ser apenas uma consequência do fato de estarmos felizes, também é algo que nos deixa mais feliz por si só.

Ele é o nosso cartão de visitas

O sorriso é, comprovadamente, uma das maneiras mais eficientes de se comunicar. Também de acordo com a pesquisa realizada em 2007 pelo IBGE, a comunicação entre os seres humanos acontece 93% de forma não verbal e somente 7% verbal.

Você já ouviu a frase que diz que um sorriso abre portas? Ele nos ajuda a minimizar o estresse no ambiente de trabalho, cria um ciclo de positividade com as pessoas ao nosso redor, além de estimular a cooperação, criatividade e produtividade no dia a dia.

O sorriso tem o poder não só de mudar seu humor, mas o humor de todos ao redor também. Em uma sala de espera ou em um transporte público lotado, por exemplo, tendemos a nos sentar ao lado daquelas pessoas que, ao primeiro contato, sorriem para nós. Já no mundo dos negócios, podemos dizer que um vendedor sorridente tem suas negociações facilitadas por meio desse vínculo, de certa forma afetivo e contagiante, criado e consequentemente acaba por vender mais.

Sorrir melhora a qualidade de vida

Especialistas afirmam que o sorriso traz benefícios à mente e ao corpo, auxiliam o bom funcionamento dos músculos faciais e abdominais, além dos sistemas respiratórios, cardiovasculares e imunológicos, conforme citados acima.

Sorrir também torna as coisas mais leves. A partir do momento em que encaramos as adversidades do dia a dia com positividade e um sorriso no rosto, nossos dias se tornam mais fáceis e prazerosos, melhorando nossa qualidade de vida, além de nos ajudar com nossa autoestima – pois passaremos a ver tudo de maneira diferente e positiva, inclusive a nós mesmos.

Segundo profissionais do Hospital Albert Einsten, o riso inclusive chega a ser benéfico durante o tratamento de algumas doenças, pois altera o estado emocional, causando bem-estar nos pacientes. Um estudo divulgado em 2006 pela Escola de Medicina da Universidade Loma Linda, na Califórnia (EUA), aponta que o riso aumenta a produção e a atividade no organismo das células NK (do inglês, natural killers), responsáveis por destruir vírus e até tumores presentes no organismo. Portanto, o sorriso vem sendo utilizado como recurso de humanização no cuidado de pacientes em hospitais do mundo todo.

Terapia do sorriso

Mesmo – e até principalmente – quando você se encontrar em tempos difíceis, sorrir pode te proporcionar sensações boas, como a felicidade e o alívio.

Pensando nisso, confira uma lista com atividades que podem lhe ajudar a tornar o ato de sorrir uma prática diária:

O alarme

Quando seu alarme tocar pela manhã, procure tirar um tempo para sorrir e ser grato pelas coisas boas que estão acontecendo em sua vida. Sabemos que tudo é uma grande correria, portanto, você pode tirar esse tempo enquanto estiver a caminho do seu trabalho ou faculdade, por exemplo. Mesmo que em momentos ruins seja difícil pensarmos pelo lado positivo, você ficaria surpreso em ver a quantidade de coisas boas que nos acontecem diariamente e – pelo simples fato de estarmos focando apenas nas negativas – deixamos de perceber. Portanto, seja grato diariamente por mais um dia no mundo e pela oportunidade diária de fazer esse momento valer a pena.

Meditação

A meditação e exercícios de respiração também são uma ótima alternativa para reduzir os níveis de estresse e melhorar sua qualidade de vida. Além de tirar um tempo para praticar esses exercícios, procure fazê-los sempre com um sorriso no rosto.

A caminhada do sorriso

Quando sair na rua para caminhar, procure fazer isso de forma alegre, descontraída e contemplando o mundo com seu sorriso. Cumprimente as pessoas com quem se sentir confortável de forma alegre, isso com certeza fará o dia delas melhor também.

No telefone

Sabemos que, principalmente quando se trabalha com isso, nem sempre conseguimos atender o telefone de forma alegre. No entanto, tente praticar esse exercício no seu dia a dia. Quando o telefone tocar, procure sorrir de forma genuína e lembrar de algo em sua vida que te deixa feliz, isso fará com que a conversa flua de uma maneira melhor.


Confira a matéria Estresse no trabalho: 8 dicas para você aprender a reduzi-lo


Em casa

Sabemos que nem todos os dias são fáceis e não é sempre que conseguimos chegar em casa de forma sorridente e feliz e não tem problema quanto a isso. Acima de tudo, precisamos entender que a vida não é feita só de alegrias e que, no conforto de nossas casas, é onde nos sentimos mais confortáveis para sermos nós mesmos e desabafarmos sobre a forma como nos sentimos.

Porém, é importante lembrar de que esse local não deve servir apenas para desabafos e momentos de tristeza. Portanto, sempre que possível, chegue em casa e cumprimente seus familiares e animais de estimação com um grande sorriso no rosto, conte como foi seu dia e tudo de incrível que aconteceu nele – lembre que você nunca deve fazer isso de maneira forçada e com o intuito de mascarar qualquer sentimento, é apenas um exercício para tornar o ambiente de casa o melhor lugar possível, além de tornar a sua vida e a vida de quem você ama mais agradável também.

Boa noite sorridente

Tente passar os últimos minutos do seu dia sorrindo também. Pense sobre o que aconteceu e nas coisas especiais que esse dia pôde lhe proporcionar. Seja grato e adormeça com um sorriso no rosto diariamente.

Hobbies

Outra oportunidade muito efetiva de sorrir mais é achar algo que você ama fazer e reservar um tempo para isso. Seja ler, escrever, desenhar, dançar, cantar, tricotar, existem diversas atividades que você pode exercer, basta você procurar e ver o que te faz genuinamente feliz.

Tire um tempo para diversão

Além dos hobbies, ir a shows de comédia, cinema, assistir algo engraçado na TV ou internet, estar com seus amigos, brincar com crianças e animais de estimação etc., também são ótimas maneiras que podem fazer você se divertir e rir muito mais.

Por fim, ressaltamos que, por conta das dificuldades diárias, nem sempre sorrir é a primeira coisa que nos vem em mente. Mas está mais do que comprovado que sorrir, pode sim, ser o melhor remédio.

Esperamos que essas dicas tenham lhe ajudado! Juntos podemos fazer do mundo um local mais feliz e melhorar a qualidade de vida de todos ao nosso redor. Sorria mais 😊

Fontes: Conquiste sua vida, Soul Brasil Magazine, SBCoaching e Viva mais verde!


Leia também: Setembro Amarelo – a importância da saúde mental


 

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS