Dicas de Higiene e Limpeza

Os lugares mais esquecidos na limpeza

6 de julho de 2018
Os lugares mais esquecidos na limpeza

A limpeza em geral é bastante ampla, quem faz limpeza doméstica e empresarial sabe disso. Não é um trabalho simples, pois quando começamos a limpar, percebemos o tanto de tarefas que vão aparecendo durante a limpeza. São diversos lugares, objetos, móveis, cantos e se tudo não for feito de maneira cuidadosa, você pode não executar a limpeza ideal.

Separamos os lugares mais esquecidos na hora da limpeza e como devem ser higienizados.

  • Lista de lugares mais esquecidos na limpeza

Maçanetas: Elas são as campeãs do esquecimento. As maçanetas acumulam muita sujeira, pois entram em contato direto com as mãos que muitas vezes vêm da rua, onde se concentra uma alta quantidade de germes e bactérias.

Para efetuar a limpeza, umedeça um pano com álcool e esfregue na maçaneta para desinfetá-la. Caso a maçaneta seja delicada e sujeita a riscos, opte por um pano microfibra, que garante uma limpeza efetiva e sem riscos.

Frestas de janelas: As frestas também acabam sendo esquecidas, já que a preocupação maior acaba sendo com os vidros. Isso é um erro, pois as frestas acumulam uma quantidade de poeira ainda maior, portanto, quando for limpar suas janelas, lembre-se delas.

Veja como efetuar uma limpeza completa de janelas aqui.

Esponjas: Sejam as de banho ou as de louça, também precisam de atenção. Por estarem comumente úmidas, elas acabam acumulando uma grande quantidade de bactérias.

Para efetuar a sua higienização: lave a esponja, embrulhe em um papel toalha, coloque em um pires e leve ao microondas por cerca de dois minutos. Um outro método de limpeza é lavar a esponja e a deixá-la submersa em um recipiente com água fervendo por três minutos.

Conheça aqui os tipos de esponja na limpeza.

Controle remoto: Você sabe dizer quantas vezes você já limpou o controle da sua televisão? Esses aparelhos entram muito em contato com a nossa mão e acabam acumulando muito suor, além disso, temos a comida que também fica acumulada.

Para limpá-los é simples, basta passar um limpador com oxigênio ativo entre os botões, utilizando um pano ou um cotonete para as áreas de difícil acesso.

Lata de lixo: A quantidade de sacos de lixo armazenada em uma lixeira acaba deixando bactérias na lata de lixo. Isso acontece principalmente quando um saco fura, vazando líquidos ou até deixando cair um alimento orgânico na lata.

O ideal é limpar o cesto de lixo depois de cada coleta, utilizando desinfetante em gel, pois ele é capaz de alcançar os cantos mais difíceis com ação prolongada no combate de germes e bactérias.

Outra dica interessante que já demos por aqui, é forrar o fundo da sacola de lixo com jornais velhos para absorver o chorume, evitando que ele vaze e suje seu chão ou complique a vida dos profissionais que recolhem o lixo.

Ferro de passar: Mais especificamente, a chapa do ferro deve ser higienizada a cada duas semanas. Isso porque com o passar do tempo ela começa a ficar amarelada conforme o uso, transmitindo para as roupas.

Para efetuar a limpeza, misture água morna e detergente neutro em uma tigela. Com um pano de algodão ou de microfibra, mergulhe na solução e esfregue bem a chapa do ferro, inclusive nas saídas de vapor.

Interruptores e tomadas: Interruptores são pressionados por nós muitas vezes durante o dia, aquele nosso dedo com suor e comida passa por ali repetidas vezes, se não for limpo pelo menos uma vez por semana acabam se tornando um grande depósito de germes. O mesmo serve para as tomadas, que são utilizadas por nós diversas vezes durante o dia.

A limpeza desses objetos é extremamente simples, basta utilizar um pequeno pano ou cotonete com oxigênio ativo ou água sanitária no local, álcool 70% também pode ser efetivo na limpeza.

Depósitos de escova de dente: Pelo fato das escovas de dente serem guardadas ali e geralmente estarem úmidas, existe uma grande proliferação de bactérias por meio dessa umidade.

Para efetuar a limpeza, utilize álcool ou uma solução com bicarbonato de sódio, isso eliminará as bactérias e garantirá um recipiente higienizado para as escovas.

Persianas: Assim como as cortinas, as persianas também precisam ser higienizadas com frequência, diferentemente das cortinas, elas não precisam ser colocadas na máquina de lavar.

Para limpá-las, use uma solução à base de detergente clorado ou água sanitária para retirar o pó e a gordura. Você pode usar uma meia velha como luva para alcançar todos os cantos.

 

Esses foram os lugares que selecionamos como os mais esquecidos na limpeza diária. Achou que ficou faltando algum? Então deixe um comentário.


Leia também: Locais que podem ser mais sujos que seu banheiro e você nem desconfia


 

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS