Conteúdo

O poder da microfibra na limpeza

2 de fevereiro de 2017
O poder da microfibra na limpeza

Utilizar o material correto para a tarefa é o que otimizará a limpeza da sua casa ou empresa, facilitando o serviço e deixando o ambiente ainda mais limpo. Para te ajudar, trouxemos algumas soluções práticas que mostram o poder da microfibra na limpeza.

Poder MicrofibraA microfibra, que até pouco tempo era desconhecida, vem revolucionando o mercado de higiene e limpeza com seu poder, qualidade e imensa durabilidade. Com o diâmetro dos fios cerca de 100 vezes menor que um fio de cabelo humano, é formada 80% por poliéster e 20% poliamida (as medidas também podem mudar dependendo do uso, dando mais versatilidade ao produto), sendo feita totalmente de material sintético não-biodegradável.

O tecido de microfibra remove partículas poluentes, sujeira oleosa, gordura, e ainda tem um forte poder de absorção sem deixar resíduos.

O que leva a microfibra a ser melhor que as concorrentes feitas em tecidos clássicos é principalmente o formato de suas fibras. Fibras de algodão, por exemplo, são cilíndricas, o que diminui consideravelmente seu poder de absorção. As fibras de microfibra, por sua vez, possuem formato de “asterisco”, o que faz com que as sujeiras entrem nas cavidades do material e lá permaneçam “grudadas”.

Além disso, o equipamento possui carga positiva, o que adiciona uma grande capacidade de reter sujeira como um ímã, já que essa possui carga negativa.

Pelo seu tamanho microscópico, também não soltam fiapos e conseguem entrar em ranhuras que o algodão não consegue. Devido a maior quantidade de superfícies de contato, a microfibra consegue absorver 8 vezes seu peso em líquidos, sendo a escolha perfeita para secagem.

perfilAlém da limpeza de ambientes, os paninhos e luvas desse material podem ser usados para limpeza de lentes de câmeras e óculos, eletroeletrônicos, instrumentos musicais e joias. São também favoritos na hora de higienizar e lustrar a lataria do carro, já que por serem eletrostáticos, não arranham a superfície nem deixam rastros na tinta.

Para limpar o chão e outras superfícies maiores, existe também o mop com cerdas de microfibra, que possui maior eficiência que os demais.

Se você ainda está em dúvida se deve abandonar os antigos panos de tecido e migrar para a microfibra na limpeza, separamos abaixo outros motivos para você levar em conta na sua decisão:

  • – Não risca superfícies cristalinas, sendo perfeito para limpar desde a lente de óculos até taças de cristal;
  • – Alta capacidade de absorção e secagem rápida;
  • – É econômico e tem altíssima durabilidade, já que pode ser lavado diversas vezes e manter suas propriedades intactas;
  • – Possui eletrostática, o que significa que consegue “puxar” poeira e gorduras sem espalhá-las;
  • – A suavidade do produto não agride a pele;
  • – Não solta fiapos;
  • – Não exige mais que água na hora da limpeza. Não necessitando uso de produtos químicos.

Também é indicado o uso dos panos em cores diferentes; utilizando cada cor em um ambiente diferente, dessa forma evitando contaminações. Porém, é importante identificar bem para que área cada pano servirá, especialmente pela cor e pela textura. Caso tenha comprado mais de um item da mesma cor, faça etiquetas ou alguma marca para distingui-los. Por não ser biodegradável, é interessante adquirir produtos de maior qualidade e durabilidade, uma vez que quanto mais tempo durar, melhor será para o meio ambiente.

A utilização de panos e luvas de microfibra na limpeza é muito simples: basta passar uma face do material onde se deseja limpar, trocando de lado quando notar que o primeiro já absorveu bastante sujeira. Se notar um rastro de água na superfície é porque o pano está molhado demais e o excesso de água precisa ser removido.

espanador_microfibraPara limpezas gerais, o ideal é utilizar apenas o pano úmido com água morna, o que facilita a retirada de gordura e sujeiras “grudadas”.

Também podem ser usados a seco para remover pó, já que ficam estáticos e atraem pequenas partículas de sujeira para seu interior. Sendo usado a seco, também é possível utilizar o pano de para lustrar e dar brilho em superfícies.

Portanto, caso ainda não utilize produtos de microfibra, considere a mudança para um novo método de limpeza mais eficiente, durável e econômico. A microfibra veio para ficar, e provavelmente dominará o mercado.

Embora não seja biodegradável, tem uma boa durabilidade. Usando adequadamente na limpeza contribuímos para um ar mais limpo (usamos menos produtos químicos) e evitamos poluir as águas.

E você, usa panos de microfibra na limpeza? Deixe nos comentários!

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Retrospectiva 2019: Goedert
Conteúdo

Retrospectiva 2019: Goedert

27 de dezembro de 2019

2020 está chegando! E por isso, resolvemos fazer uma Retrospectiva 2019 com as principais conquistas de nossa empresa este ano....

Leia Mais
Azul: a cor do ano 2020
Conteúdo

Azul: a cor do ano 2020

19 de dezembro de 2019

Todo fim de ano, a PANTONE® – referência mundial em cores – escolhe uma cor que servirá como tendência mundial...

Leia Mais