Conteúdo

O impacto da tecnologia no mercado de higiene e limpeza

19 de julho de 2019
O impacto da tecnologia no mercado de higiene e limpeza

Assim como as demais grandes indústrias, a indústria de higiene e limpeza também está sempre em constante evolução. E a tecnologia vem trazendo cada vez mais qualidade e eficiência para a prática dentro desse setor.

Embora a indústria de higiene e limpeza ainda não seja vista como altamente tecnológica ou inovadora por muitos, é importante salientar que as inovações que acontecem dentro dela são criadas e adaptadas conforme vão surgindo novas necessidades. Como produtos e técnicas de limpeza que, através da tecnologia, são desenvolvidos para lidar com surtos de doenças, por exemplo.

Mas quando falamos de tecnologia nesse setor, não estamos falando apenas sobre robôs que limpam ambientes sozinhos, sistemas de limpeza a seco, aspiradores industriais ou qualquer outro equipamento de última geração. Estamos falando sobre tudo que possa contribuir para a evolução desse setor, de maneira geral, como sistemas que ajudam a gerir funcionários e gerenciar a indústria, produtos mais sustentáveis e que degradem menos o meio ambiente, entre outros.

Entenda um pouco mais sobre como a tecnologia ajuda e tem importância para a indústria de higiene e limpeza diariamente.


Automação

Provavelmente você já ouviu falar nas diversas máquinas tecnológicas disponíveis no mercado capazes de limpar pisos, janelas, paredes, azulejos e até mesmo ambientes completos, tudo isso sob o comando de apenas um operador. Essa é uma tendência que vem crescendo e ganhando muita força dentro do mercado de higiene e limpeza.

Essa automação pode até gerar uma diminuição no quadro de colaboradores, mas ela impacta na necessidade de capacitar os funcionários de forma mais específica e adaptada.


Sustentabilidade

Outra grande tendência dentro da indústria de higiene e limpeza é a sustentabilidade. Sistemas de reciclagem, as buscas pela diminuição de produtos químicos e as melhorias de higienização com perspectiva em melhorar a qualidade de vida e ter maiores garantias de proteção estão em constante evolução. E isso tudo graças a tecnologia, que possibilita que pesquisas sejam feitas constantemente com o intuito de melhorar os materiais e serviços oferecidos aos clientes.

Temas como economia de água, compactação e concentração de produtos, redução de químicos, diminuição de embalagens e busca por melhores aditivos também entram constantemente em pauta.


Saiba por que a limpeza sustentável tem se tornado uma tendência mundial


Gestão Empresarial

A tecnologia também pode ser um grande álibi na hora da gestão empresarial nas indústrias de higiene e limpeza, trazendo economia, melhorando processos e otimizando tempo de serviço, por exemplo.

Através de softwares, é possível monitorar com precisão seu estoque, pedidos de clientes, trabalhos programados para o dia e diversos outros tópicos organizacionais, evitando assim erros e falhas durante o processo.

Problemas internos como a falha de comunicação entre funcionários também podem ser resolvidos graças a tecnologia. Sistemas padrão, exclusivos ou aplicativos com atualizações em tempo real permitem sincronia e troca de informações imediatas entre todos os setores, reduzindo ruídos, otimizando tempo e até mesmo evitando desperdício de matéria-prima.


Visto isso, podemos perceber que a tecnologia robótica é apenas uma parte de tudo o que a indústria de higiene e limpeza vem vivenciando. Ela está cada vez mais presente na vida das pessoas e é importante que usemos isso a nosso favor também.

E partindo do pressuposto de que os produtos de higiene e limpeza são indispensáveis para a população, é importante novamente salientar que as indústrias desse ramo devem cada vez mais valorizar produtos de qualidade e buscar constantemente, através da tecnologia, o aprimoramento de suas fórmulas em favor do bem-estar e qualidade de vida de seus consumidores e do meio ambiente.

Gostou das dicas ou ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Business Intelligence: entenda o que é
Conteúdo

Business Intelligence: entenda o que é

2 de agosto de 2019

Diariamente empresas trabalham para melhorar suas estratégias comerciais, comunicação com os clientes e funcionamento dentro da própria companhia. Existem diversas...

Leia Mais