Dicas de Higiene e Limpeza

Limpeza no inverno: como lidar com água fria, poeira e umidade

19 de junho de 2019
Limpeza no inverno: como lidar com água fria, poeira e umidade

Quem cuida da casa sabe que mantê-la limpa não é uma tarefa fácil. No inverno, graças as baixas temperaturas, conciliar as tarefas com o frio da estação torna-se ainda mais difícil.

Apesar da vontade de não sair debaixo das cobertas, é realmente preciso ter alguns cuidados extras com a limpeza da casa – e de outros ambientes também, como o local de trabalho – para evitar uma série de doenças típicas da estação.

Neste post separamos algumas dicas essenciais que vão ajudar você a sofrer menos com o frio na hora da limpeza no inverno!

1. Abra as janelas

Temos ciência de que manter os locais fechados os deixam muito mais quentinhos e aconchegantes no inverno. Mas essa é uma das características que fazem dessa estação a temporada com maior incidência de desenvolvimento de doenças respiratórias.

É importante que o ambiente fique aberto pelo menos por 1 hora durante o dia – principalmente na hora da faxina – para que o ar seja trocado, a fim de evitar a proliferação dos ácaros e o surgimento do mofo.  Além disso, os raios solares quebram o ar gelado, matando os fungos e ácaros.

2. Faxina pesada

Antes que o frio se intensifique, procure fazer uma boa faxina em sua casa. Arrume os guarda-roupas, coloque as peças guardadas para tomar um sol, limpe os armários, tapetes, móveis, prateleiras etc.

Assim, você deixará o ambiente mais organizado e limpo durante a estação, dispensando a necessidade de faxinas mais rigorosas em meio às baixas temperaturas.

Aproveite também para lavar suas roupas de cama. Mantenha os lençóis, fronhas, cobertas e edredons sempre limpinhos e cheirosos para evitar o acúmulo de ácaros e fungos.

3. Aproveite o calor

Lidar com a água no inverno talvez seja uma das coisas mais desconfortáveis se tratando de limpeza. Pensando assim, dê preferência para realizar tarefas que a envolvam em horários de mais calor.

Deixe para lavar louças e roupas logo após o almoço, por exemplo, quando o sol costuma estar mais alto e as temperaturas mais amenas. No caso das roupas, isso também ajuda as peças a secarem mais rapidamente.

4. Mantenha a organização

Trabalhar para manter a organização do local ajuda a evitar o trabalho pesado na hora da faxina. Procure sempre manter os cômodos limpos e organizados no dia a dia.

Assim que manchar o fogão, por exemplo, pegue um pano e realize uma limpeza rápida, ao invés de deixar acumular outras manchas e ter trabalho dobrado quando for limpar tudo. No caso de empresas, se deixar algum líquido cair no chão, por exemplo, busque um pano para secá-lo imediatamente.

Essa dica serve para todas as estações, não somente para a limpeza no inverno!

5. Livre-se da poeira

Na limpeza no inverno, a última coisa que queremos é mexer com água por conta de todo o frio. Por isso, aposte na utilização de utensílios com alta capacidade de absorção de pó. Panos microfibra são ótimas opções que absorvem a sujeira sem a necessidade de estarem úmidos. Além disso, não levantam o pó, ajudando na qualidade do ar.

Você também pode optar por produtos práticos e diferenciados. Em vez de utilizar panos, baldes, rodos e vassouras tradicionais, busque por um Mop Spray, por exemplo, que permite que você use o produto de limpeza através de um gatilho, evitando que você encoste na água gelada e nos produtos.


Confira O poder da microfibra na limpeza


6. Banheiro  

Nessa estação, o cômodo fica ainda mais propício à proliferação de fungos e bactérias por conta da umidade causada pelos banhos muito quentes.

Facilite a evaporação e absorção da umidade. Depois de banhos quentes, o ideal é manter seu box, piso e paredes sempre secos. Na hora da limpeza, utilize esponjas com alta capacidade de absorção.

Limpe o banheiro sempre que possível e, se você quer acabar com manchas de mofo nos azulejos ou rejuntes, utilize um produto como o Up Clor, que diluído em água torna-se o aliado perfeito para essa tarefa.

Esperamos que o post tenha ajudado! E lembre-se que limpar o ambiente em que vivemos é importante não somente no inverno, como também em todas as outras estações.


Leia também:

Como limpar sua casa e escritório com a chegada da primavera

Os principais cuidados de limpeza no verão

Cuidados de limpeza com a casa no outono

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tipos de fibras para limpeza
Dicas de Higiene e Limpeza

Tipos de fibras para limpeza

5 de julho de 2019

Todos estamos muito familiarizados com as esponjas para limpeza. No entanto, você sabia que existe outro meio alternativo de limpeza...

Leia Mais
Como limpar piso antiderrapante
Dicas de Higiene e Limpeza

Como limpar piso antiderrapante

9 de maio de 2019

Com diferentes modelos, acabamentos, materiais, texturas e dimensões, o piso antiderrapante é ideal para ambientes inclinados, úmidos e/ou com movimentação...

Leia Mais