Dicas de Higiene e Limpeza

Limpeza na Páscoa: remoção de manchas de chocolate e outras dicas

12 de abril de 2019
Limpeza na Páscoa: remoção de manchas de chocolate e outras dicas

A Páscoa, comemoração que teve sua origem na história do povo judeu, é uma antiga festa que celebra a libertação do povo hebreu do cativeiro no Egito, aproximadamente em 1280 a.C.  Já para a civilização cristã, a palavra “Páscoa” tem origem na palavra hebraica “Pessach” que significa “passagem”, já que celebra o renascimento de Jesus Cristo e sua ascensão ao céu dois dias depois da sua morte na cruz.

Pensando na importância dessa data, nós da Göedert trouxemos um post especial com as principais dicas de higiene e limpeza na Páscoa, procurando tornar esse momento ainda mais agradável para você e sua família. Confira aí!

Higienização da Cozinha

Devido ao encarecimento dos ovos de Páscoa nos últimos anos, cada vez mais pessoas optam por fazer os mesmos em casa. Visto que essa também é ótima maneira de passar mais tempo com a família e aproveitar a data festiva.

A higienização prévia da cozinha é extremamente importante para o melhor desfrutamento deste momento, já que evita a contaminação do alimento e possíveis proliferações de microrganismos. Veja alguns passos que você deve seguir:

1. Higienização Constante

Fique de olho na limpeza dos equipamentos, utensílios usados e também no ambiente – superfícies, chão e paredes devem ser constantemente higienizados.

2. Produtos e Equipamentos Exclusivos

Talvez uma das dicas mais importantes quando se fala em limpeza. Sempre garanta que os equipamentos utilizados na higienização do ambiente (como panos, esponjas e escovas, por exemplo) sejam de uso exclusivo para este fim. Essa é uma das formas mais eficazes de impedir que haja contaminação cruzada de outros ambientes para a sua cozinha.

Preocupe-se também com a qualidade dos materiais utilizados, buscando sempre os mais eficazes no combate de microrganismos, como um detergente clorado, e sempre dê preferência a marcas profissionais e fornecedores confiáveis, ao propósito de ter garantia da procedência do produto. Procure não utilizar acessórios velhos, já que eles podem conter acúmulo desses mesmos microrganismos devido ao tempo de uso.


Confira Os perigos no uso de produtos químicos de limpeza clandestinos


3. Limpeza Seca

Retire com cuidado a poeira do chão do ambiente, preferencialmente utilizando um Mop Pó, já que o mesmo não permite o levantamento da poeira, diferentemente das vassouras.

Utilize um pano para tirar o pó e resíduos sólidos das superfícies, como pia, fogão, mesas e armários.

Aproveite também para retirar os sacos de lixo das lixeiras. Lembre-se que as lixeiras, principalmente nas cozinhas, devem ficar sempre tampadas para evitar contaminação no ambiente.


Saiba Por que você deve trocar sua vassoura por um mop na limpeza


4. Limpeza Úmida

Em seguida, está na hora de lavar as superfícies. Você pode utilizar uma mistura de água e um detergente adequado.

Lembre-se de sempre começar a limpeza de cima para baixo nas paredes, tomando cuidado para não molhar nenhuma tomada. Posteriormente, lave o chão e qualquer outra superfície que necessitar de uma limpeza extra.

Tome cuidado para não deixar resíduos de sabão no ambiente, já que eles também podem gerar contaminação no alimento. Enxague corretamente todo o ambiente para ter certeza de que não sobrou resquício de nenhum produto.


Veja nossa lista completa de Produtos para limpeza de cozinhas em restaurantes e lanchonetes


Como remover manchas de chocolates

Logo após o preparo dos ovos, pode ser que alguns itens fiquem manchados ou possuam sujeiras de difícil remoção. Saiba como você pode remover os resíduos restantes de chocolate:

1. Sujeiras de difícil remoção

Você pode imergir panelas, espátulas e outros equipamentos em água fervente para garantir o amolecimento dos resíduos de chocolate.

As fôrmas de acetato (utilizadas para fazer o formato dos ovos) devem ser higienizadas da seguinte maneira:

– Utilize uma esponja de cozinha nova e que seja de uso exclusivo para isso. Esfregue sempre com a parte macia da esponja, evitando ranhuras.

– Mergulhe a esponja em água morna e esfregue por todos os cantos da fôrma, o chocolate irá começar a se dissolver.

Não utilize detergentes! Isso irá desgastar a superfície de sua fôrma.

– Deixe-a secar naturalmente ou utilize um papel toalha ou pano multiuso, eles irão acelerar o processo e também removerão os resquícios de gordura da fôrma.

– Se acaso você notar que apenas a água e o papel toalha não foram o suficiente para remover toda a gordura da fôrma, utilize um pano multiuso com álcool gel e passe por toda a superfície. O álcool tira a gordura e não desgasta o acetato.

– Por fim, utilize um pano multiuso para polir sua fôrma. Isso garantirá que ela fique lisa e sem porosidade por muito mais tempo. Fazendo assim com que seu chocolate se solte com mais facilidade da fôrma.

– Já os moldes de silicone, podem ser colocados numa bacia com água morna. Depois que passarem alguns minutos, faça o mesmo processo da fôrma: retire os resíduos do chocolate com a esponja; depois passe um papel toalha ou pano multiuso para retirar o resto de gordura dos moldes.

2. Como retirar a mancha fresca

Se o chocolate derretido acabou de cair na toalha de mesa, de prato ou até mesmo na roupa, tire imediatamente o excesso com um guardanapo ou papel toalha e enxágue com água. Esfregue suavemente o local da mancha com algum produto como detergente neutro, sabão líquido, tira-manchas ou alvejante. Em seguida, coloque a peça para lavar normalmente.

3. Como remover o chocolate seco das roupas

Raspe o excesso de chocolate da roupa com uma colher ou espátula. Enxague o máximo que puder da mancha utilizando água fria. Aplique algum dos produtos citados acima e lave na máquina normalmente.

Outra dica é dissolver sabão em pó em água, colocá-lo em um pulverizador e borrifar no local da mancha. Deixe a peça de molho pelo tempo indicado na embalagem do produto e depois lave normalmente.

4. Manchas no sofá

Deixou o chocolate cair em cima do móvel? Calma! Nós temos a solução.

– Primeiramente, faça uma mistura de 100 ml de água morna e uma colher de detergente.

– Coloque a mistura com cuidado sobre a mancha, preferencialmente utilizando um conta gotas. Posto que no caso de a água espalhar, a mancha também se espalha.

– Logo depois, pegue um pano de microfibra para esfregar a mancha. Opte por um de maior absorção.

– Uma vez que isso foi feito, esfregue as bordas da mancha para dentro dela e em direção a fibra do tecido. Isso evitará igualmente que ela se espalhe.

– Deixe algumas folhas de papel toalha em cima da mancha para que água seja absorvida. Preferencialmente coloque algum peso sobre ela, como livros, e deixe agir por volta de 10 minutos.

– Em seguida, com o auxílio de mais um pouco de água morna, pegue outro pano limpo e retire a mistura com o detergente.

Lembrando, no entanto, que a limpeza depende do tecido do móvel. Em casos de tecidos como fibra de algodão, a limpeza pode funcionar. Mas se for um tecido de seda, linho ou algum pano mais fino, o recomendado é que leve o sofá para uma lavanderia especializada, para não correr o risco de causar um estrago ainda maior.

5. Como tirar chocolate do tapete

Outro local em que o alimento pode cair é em cima dos tapetes.

– Aja rapidamente para que a remoção seja mais fácil.

– Se o chocolate estiver mole, esfrie-o com um cubo de gelo ou algum pacote congelado. Isso irá facilitar a remoção.

– Em sequência, retire o excesso de chocolate com uma faca ou uma espátula.

Mas antes de efetuar a limpeza, cheque o material de seu tapete. Usar o método errado pode fazer com que a mancha piore. Tapetes feitos de materiais naturais como grama, sisal ou lã podem ser gravemente danificados com tratamentos líquidos. Se você estiver em dúvida sobre a limpeza do seu tipo de tapete, é aconselhável que contate um limpador profissional.

Entretanto, tendo isso em vista, podemos seguir com os passos:

– Aplique álcool, desinfetante ou uma mistura de água e detergente para dissolver a gordura do chocolate.

– Coloque um tecido sob a mancha e massageie-o com uma colher até que líquido seja absorvido.

– Em seguida, trate de secar a superfície.


Saiba mais sobre Como fazer a limpeza de tapetes


Como manter a limpeza dos dentes

O Brasil é o segundo maior produtor de ovos de Páscoa no mundo, ficando atrás apenas do Reino Unido.

Porém, a festa pode acabar mais cedo se alguns cuidados não forem tomados. Devido ao alto consumo de doces, a Páscoa pode ser um inconveniente quando o assunto é cárie.

Procure comer os chocolates logo após as refeições principais e escovar os dentes até 15 minutos depois a fim de evitar contaminações. Após as refeições, a placa bacteriana começa a agir em 15 minutos e se o alimento não for retirado dos dentes antes disso, as bactérias começam a produzir o ácido que vai atacar o dente (o açúcar é o substrato que elas procuram).

Os chocolates menos prejudiciais a arcada dentária são os meio amargo e ao leite, que têm menos açúcar do que o chocolate branco. Por outro lado, chocolates recheados com caramelo, brigadeiro e os crocantes tendem a grudar nos dentes e serem mais difíceis de remover.

Seja como for, lembre-se que o uso do fio dental é indispensável!

Esperamos que nossas dicas tenham lhe ajudado! Fique atento ao nosso blog para mais conteúdos semanais.


Leia também: Não cometa esses erros! Dicas de etiqueta na sua higiene pessoal


 

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Como limpar piso antiderrapante
Dicas de Higiene e Limpeza

Como limpar piso antiderrapante

9 de maio de 2019

Com diferentes modelos, acabamentos, materiais, texturas e dimensões, o piso antiderrapante é ideal para ambientes inclinados, úmidos e/ou com movimentação...

Leia Mais