Dicas de Higiene e Limpeza

Higiene: o primeiro passo para prevenir doenças

18 de abril de 2019
Higiene: o primeiro passo para prevenir doenças

Todos nós sabemos da importância da higiene em nossas vidas. Porém, o que muita gente não se dá conta é da forma como ela impacta também a nossa saúde, podendo até nos prevenir de doenças.

Assim sendo, fizemos esse post com as principais dicas de higiene que irão lhe ajudar na prevenção contra doenças e enfermidades como gripe, hepatite, micose e problemas estomacais intestinais.

1. Lave bem as mãos

Estamos em constante contato com objetos sujos e possíveis transmissores de doenças. Portanto, é indispensável higienizar sempre as mãos com água e sabão, ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro; antes de comer e manusear alimentos; antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz.

É importante lembrar também sobre o cuidado de manter as unhas devidamente limpas e aparadas. E nunca as roer! Já que isso facilita a contaminação por bactérias.


Leia também: Aperto de mãos e higiene


2. Higiene bucal

Escovar os dentes e passar o fio dental após as refeições são cuidados básicos para a saúde bucal, mas que diversas vezes são deixados de lado por muita gente.

Mas você sabia que, além da prevenção contra bactérias, escovar os dentes também ajuda a prevenir doenças cardíacas? Pesquisadores da Universidade de Columbia, em Nova York, descobriram que pessoas que não escovam os dentes constantemente facilitam a vida de mais de 700 tipos de bactérias. Bactérias as quais podem percorrer a corrente sanguínea e chegar ao coração.

Logo, tenha ciência de que este simples hábito de higiene pode salvar sua vida.

Como citamos em Limpeza na Páscoa: remoção de manchas de chocolate e outras dicas, a escovação deve ser feita em até 15 minutos após a refeição. Prefira uma escova com cerdas macias e segure-a inclinada num ângulo de 45 graus. Faça movimentos curtos e leves de baixo para cima, a partir da linha da margem gengival. Fique atento também a escovação na parte de trás dos dentes. Enxágue a boca e em seguida limpe a língua.

3. Cuidado com a umidade

Procure colocar suas toalhas e roupas em geral para secar ao sol. Evite deixá-las secando no banheiro ou em cima da cama. Quando a roupa fica muito tempo molhada, a chance de acumular fungos e bactérias é gigantesca e com isso, podem surgir problemas na pele, cabelos, dentre outros.

Desse modo, evite ao máximo usar roupas úmidas. Tomou chuva? Assim que possível, troque imediatamente as roupas e coloque as molhadas na máquina ou para secar no varal. O que não vale é deixar as peças secando no corpo, nem deixá-las jogadas dentro do cesto.


Saiba A diferença entre: limpar, desinfectar e esterilizar


4. Não compartilhe seus pertences

Óbvio que essa é válida somente para peças que correm grande risco de serem contaminadas, mas vale você ter sempre essa atenção.

Evite principalmente o compartilhamento de roupas íntimas, biquínis, toalhas de banho e escovas de dentes.

5. Tome banho todos os dias

Pode parecer meio óbvio, mas é sempre bom lembrar. Tome banho diariamente, principalmente no período noturno. Afinal, passamos o dia inteiro tendo contato com vários ambientes e superfícies sujas – paredes, cartões de crédito, dinheiro, mesas, balcões, computadores, telefones e até mesmo pessoas. E não queremos levar toda essa sujeira para a nossa cama, não é mesmo?

6. Evite sentar-se em privadas públicas

Superfícies como vasos sanitários podem conter microrganismos perigosos para a saúde. Fora que muitas vezes gotículas de urina ficam espalhadas pelo assento sanitário, e é anti-higiênico ter esse contato.


É errado jogar papel higiênico na privada?


7. Procure não andar descalço

Andar descalço, embora seja ótimo para fortalecer a musculatura dos pés, pode acabar em infecções ou problemas de pele. Evite andar descalço por ambientes movimentados e ficar entrando e saindo de casa assim.

8. Mantenha seus ambientes limpos

Assim como seu corpo, os ambientes em que você convive também precisam ser higienizados com frequência. Seja em sua casa ou em sua empresa, é importante que a limpeza seja feita, ao mínimo, uma vez na semana. Procure dar uma atenção especial à cozinha e ao banheiro.

Como vimos, algumas doenças estão diretamente relacionadas à má limpeza e conservação do nosso corpo. Portanto, é preciso saber que cuidar de si com asseio é o primeiro passo para prevenir incômodos e ter uma saúde melhor.

Para mais dicas de higiene e limpeza, fique por dentro de nossos posts do blog! Afinal, a gente ama limpeza e estamos sempre buscando o melhor conteúdo para nossos leitores.


Confira também: Como evitar alergias na hora da limpeza e Tudo o que você precisa saber para se prevenir da Gripe H1N1


 

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Como limpar piso antiderrapante
Dicas de Higiene e Limpeza

Como limpar piso antiderrapante

9 de maio de 2019

Com diferentes modelos, acabamentos, materiais, texturas e dimensões, o piso antiderrapante é ideal para ambientes inclinados, úmidos e/ou com movimentação...

Leia Mais