Conteúdo

Dia da Terra – O Planeta precisa de nós!

26 de abril de 2019
Dia da Terra – O Planeta precisa de nós!

O Dia da Terra foi criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, em 22 de abril 1970. Com o intuito de conscientizar a população sobre os problemas ambientais como a contaminação do ar, água e solos, espécies de plantas e animais dizimadas, esgotamento de recursos não renováveis, entre outros. A data é uma ótima oportunidade para refletirmos sobre a educação ambiental – seja no ambiente de trabalho, escolas ou até mesmo com a família – e também de colocarmos em prática algumas ações que irão ajudar a preservar o nosso planeta. Assim sendo, listamos algumas ações para o Dia da Terra que, além de diversão, lhe trarão ensinamentos sobre ecologia e meio ambiente.

1. Plante uma árvore

Talvez uma das formas de comemorar mais vistas, mas ainda assim eficazes. As plantas têm papel fundamental dentro do meio ambiente, já que são capazes de reter o dióxido de carbono, diminuir a poluição do ar, além de nos oferecerem alimentos e sombra. A árvore é um elemento simbólico do Dia da Terra. Escolha um canto da sua casa, condomínio ou uma praça e plante uma mudinha. Você pode realizar essa experiência com seus amigos e/ou família. Já pensou que legal você e seu filho saborearem juntos uma fruta que vocês mesmos plantaram? É uma experiência que com certeza ficará na memória. Você ainda pode aproveitar para participar da hashtag #TreesForTheEarth lançada pela ONU, em 2016. A campanha propõe que as pessoas não se limitem apenas ao plantio de árvores, mas que também as abracem, disseminem conhecimento a respeito delas e as fotografem, compartilhando tudo nas redes sociais com a hashtag, no intuito de conscientizar ainda mais pessoas sobre a importância das árvores para o Planeta Terra.

2. Repense

O primeiro passo dos 5 R’s da sustentabilidade. Corresponde ao ato de conscientização e reavaliação de suas atitudes, além da mudança de postura caso haja necessidade. Por exemplo: seus gastos com energia são compatíveis com as suas necessidades, ou há exagero? Caso haja, a partir do momento que você toma ciência disso, pode cortá-los. Você consome só o que precisa, ou compra por impulso? Deixe de comprar alguns produtos que serão pouco utilizados, isso também evitará uma produção desnecessária de lixo. Você utiliza seu carro todos os dias? Procure utilizar transporte público ou meios alternativos de transporte, como as bicicletas, quando possível, isso diminuirá o impacto na contaminação do ar. Através de pequenas atitudes como essas, a proposta vem com a intenção de melhorar a qualidade de vida e respeitar o meio ambiente, criando uma responsabilidade socioambiental na reavaliação de nossos atos diários.


Leia mais sobre os 5 R’s em Reciclagem: práticas simples que fazem muita diferença


3. Aprecie a natureza

Passe uma tarde numa praça ou parque. Observe os animais e as plantas com seus filhos, se conectem com o meio ambiente. É uma ótima maneira de relembrar a importância da natureza e nos conscientizar sobre o fato de que ela só continuará aqui se a preservarmos.

4. Organize ações

Que tal juntar algumas pessoas para recolher lixos pelas ruas, por exemplo? Além de conscientizar, a atividade cria uma relação de respeito e harmonia com a natureza. Ao recolher lixos de espaços públicos, além de deixar os locais mais bonitos e proveitosos, você ajuda o meio ambiente e colabora com a preservação de nossa casa, o Planeta Terra.


Conheça o novo desafio da internet: #TrashTag


5. Faça uma horta

Essa é uma ótima maneira de se fazer lembrar diariamente da importância do cultivo ao meio ambiente, além de que, literalmente, você irá colher os frutos. Se não tiver muito espaço, você pode fazer uma pequena horta de apartamento com alguns temperos, como manjericão, hortelã e coentro.

6. Atos no dia a dia

Todos os atos citados anteriormente podem ser aplicados com frequência, e não somente no Dia da Terra. Mas aqui separamos uma lista de atos diários que podem fazer muita diferença para o planeta e que são extremamente simples de serem seguidos. – Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes. – Procure levar sacolas reutilizáveis sempre que for às compras. Reduzindo assim o consumo de embalagens plásticas. – Diminua o uso de copos descartáveis. Procure sempre levar uma garrafa com você ou ter uma caneca em mãos. Caso precise utilizar os descartáveis, use apenas um copo plástico, evitando jogá-lo fora. – Dispense canudos de plástico. Se for proprietário de bares e restaurantes, substitua-os por opções ecológicas. Em alguns lugares do mundo, já virou lei a proibição de canudos em estabelecimentos comerciais. –  Diminua a quantidade de louças utilizadas durantes as refeições. Isso ajuda a economizar água na hora da limpeza das mesmas. E não deixe a torneira ligada ao lavar a louça, use a água com consciência. – Não jogue lixo em lugares inapropriados. Também faça a separação correta do seu lixo. – Acostume-se sempre a apagar as luzes que não precisam estar acesas. Quando for viajar, desligue os aparelhos da tomada. Lembre-se: Esse é um dia para apreciarmos nosso planeta e nos lembrarmos de bons hábitos. Usar menos energia, desperdiçar menos resíduos, diminuir o uso de combustível e lixos, conservar espécies de plantas e animais. Nós precisamos ter consciência de todos esses problemas e buscar medidas cabíveis de resolvê-los. Esperamos que esse post lhe tenha sido útil. Em caso de dúvidas ou sugestões, a seção de comentários está sempre aberta!

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS