Dicas de Vendas

Descubra como ser um vendedor de destaque no mercado de trabalho

29 de junho de 2018
Descubra como ser um vendedor de destaque no mercado de trabalho

Ser um vendedor de destaque requer muito estudo. Assim como em qualquer outra profissão, para se destacar, é necessário que você se aprofunde em conhecimento. Quando você trabalha com vendas, o esforço precisa ser dobrado, afinal, o mercado está cada vez mais competitivo e mudando com rapidez.

Mas se engana quem pensa que os melhores vendedores nasceram com um “dom”. Quem nunca ouviu falar que: “Os melhores vendedores nasceram para isso”? Pois segundo o americano Joe Girard, o maior vendedor de todos os tempos, isso não passa de balela.

Ele tem gabarito para falar do assunto, autor de um dos livros mais vendidos do assunto “Como Vender Qualquer Coisa Para Qualquer Um”. Girard também caiu de paraquedas no mundo das vendas, e foi vendendo carros que ele encontrou uma oportunidade para sustentar sua mulher e seu filho.

  • O grande ensinamento do maior vendedor da história

Joe Girard em seu começo de carreira (meados da década de 50) percebeu que seus colegas de trabalho também tinham a didática da venda, eram simpáticos e sabiam aproveitar o produto. O grande problema é que eles simplesmente esperavam sentados os clientes entrarem na loja, diferentemente de Girard.

Em seu primeiro mês vendeu 18 carros, mas foi demitido pelo gerente por ter uma abordagem agressiva. Após a experiência, logo foi contratado por outra concessionária, a Merollis Chevrolet, onde se tornou o maior vendedor de todos os tempos.

Ele criou métodos que são utilizados até hoje, como: deixar cartões de visita em todos os lugares que frequentava; dava um cartão de visita a todas as pessoas que compravam um carro e dizia que, caso essa pessoa o indicasse como vendedor, e ele fechasse a venda, daria um bônus de 50,00 dólares; enviava uma mensagem personalizada a todas as pessoas que compravam os seus carros.

Para ele, o mais importante na venda não era apenas assinar o contrato, e sim proporcionar ao cliente um pós-venda eficiente, que buscava fidelizar o comprador. Isso gerou um atendimento personalizado, estudando o perfil dos prospectados e fazendo com que o cliente nunca esqueça-o. Mas será que deu certo? Bom, Girard vendia cerca de 1200 a 1400 carros por ano, o que dá uma média de 4 carros por dia. Uma boa comissão, não acham?

  • A prospecção

Prospecção é o primeiro e mais importante passo para alguém provar que pode ser um bom vendedor. Alguns já ganham uma lista de clientes montada e, a maioria, uma carteira “em branco”.

Segundo Maurício Ramos, diretor comercial da Göedert: “A prospecção deve ser o motor de desenvolvimento de uma empresa. Ela impulsiona as vendas e também mantém a estabilidade de clientes, garantindo uma média ou um número maior de compras a cada mês”.

É claro que na prospecção você também encontrará dificuldades. A falta de tempo e a rejeição dos clientes são coisas normais para quem lida cotidianamente com prospecção. O importante é nunca desanimar, pois isso deve servir de aprendizado e não como desmotivação.

  • Características de um vendedor de sucesso

Conversamos com Wagner Besen, gerente comercial da Göedert, buscando entender o que ele busca quando contrata um vendedor. “A persuasão e a proatividade são os pontos-chave. Isso porque buscamos um vendedor que seja comunicativo e que saiba o que fazer, esse é o perfil da nossa equipe de vendas.” destacou.

“De nada adiantará o vendedor ter a experiência mas não se encaixar no perfil da empresa. O diferencial é ser um vendedor focado e que saiba o que fazer. Nossa equipe sabe exatamente o que fazer, pois tem o perfil que eu entendo como o ideal.” finalizou Wagner.

Também é importante que o vendedor goste e principalmente acredite no produto que trabalha. É claro que vendedores de topo conseguem vender diferentes produtos, mas é importante trabalhar com algo que faça sentido para si próprio. Isso te motivará, pois você venderá um produto que acredita ser a solução do problema para o comprador.


Confira 12 atitudes de um vendedor de sucesso


  • Um bom vendedor está sempre buscando aprender

O setor de vendas é um dos mais procurados, graças as comissões que podem ser recebidas. Em contrapartida, a qualificação do profissional interessado no emprego também precisa ser alta.

Procurar aprimoramento na área de vendas é essencial, de acordo com Roberta Silva, nossa gerente de vendas. Para ela “é indispensável que um vendedor entenda e busque o aperfeiçoamento tanto no conhecimento de seus produtos, para que possa convencer e satisfazer seu o seu cliente, assim como aprimorar a qualidade de atendimento, sempre em busca de um diferencial.” Para te ajudar nisso, existem diversos cursos que podem acrescentar conhecimento ao repertório do vendedor, cursos que vão desde a área do atendimento até o gerenciamento de vendas.

Outro ponto muito importante que um grande vendedor não pode deixar passar é a observação. A prática do ofício nos ensina muito, e todo bom vendedor aprende com as situações que se depara no dia a dia. Além disso, buscam aprender com seus colegas de trabalho, observando como é o seu atendimento e quais são os pontos positivos que podem agregar no seu repertório de vendas.

A experiência que as vendas proporcionam ajudam a entender as questões comportamentais do seu público, fazendo de você um vendedor mais experiente e versátil, que sabe lidar com todos os tipos de público.

  • Nunca deixam de sonhar

Vendedores de sucesso são ambiciosos, e ficam muito chateados quando não conseguem concluir uma venda. É importante que essa ambição nunca acabe, e que os vendedores tenham como objetivo sempre alcançar seus sonhos.

Para isso, é necessário criar metas, não apenas profissionais mas também para a vida pessoal. Isso fará com que você sempre se motive, visando sempre o seu objetivo, mesmo quando as coisas parecerem difíceis.


Esperamos que este post tenha lhe auxiliado na busca de se destacar neste mercado tão competitivo que é vendas. Em caso de dúvidas, deixe um comentário.

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