Dicas de Higiene e Limpeza

Cuidados de limpeza com a casa no outono

22 de março de 2019
Cuidados de limpeza com a casa no outono

Outono é sinônimo de frio, aconchego e muito amor. Com a sua chegada, eventualmente acabamos por passar mais tempo dentro de nossas casas e com isso é preciso que estejamos ainda mais atentos aos cuidados de higiene e limpeza durante a estação.

Confira uma lista com dicas para você se organizar durante o outono, a fim de deixar sua casa sempre o ambiente mais agradável e aconchegante para você e sua família.

Desapegue

Decorrente do maior tempo que ficamos em casa, acabamos percebendo a quantidade de coisas que acumulamos e não usamos. Portanto, o primeiro passo é: desapegue de tudo que não lhe é mais necessário! Faça uma limpeza em todos os cômodos e veja o que pode ser doado, vendido ou descartado.

Limpe os acessórios de verão

Antes de guardar os acessórios utilizados no verão, lembre-se de realizar corretamente a limpeza dos mesmos. Limpe os equipamentos de camping, surf, frescobol e/ou de outros hobbies que tiver. Se tiver filhos, limpe os brinquedos levados para a praia durante a estação.

Aproveite também para lavar seus biquínis, cangas, sungas, bolsas de praia, etc. Afinal, é melhor certificar-se de que todos esses itens estão limpos e perfeitamente higienizados, do que encontrá-los sujos, com umidade e possivelmente com mofo no próximo ano.


Veja A maneira correta de limpar os brinquedos infantis.


Cortinas

Uma dica para manter sua casa mais aquecida no outono é a colocação de cortinas.

Se sua casa já possuir cortinas, aproveite então para lavá-las e lavar também seus tapetes antes de o frio chegar de vez.

Verifique também a segurança das portas e das janelas, além de conferir se não estão com nenhum tipo de fissura que facilite a entrada de fortes ventos durante a estação.

Despensa

Limpe a despensa para poder estocar mais alimentos (e, desse modo, ir menos vezes ao mercado). Procure receitas onde você possa introduzir aqueles alimentos que estão perto do vencimento. E caso você não vá utilizar os alimentos antes desse prazo, doe-os para pessoas que possam aproveitá-los.

Posteriormente, faça uma lista de compras para alimentos que duram bastante sem utilizar. E fique atento aos alimentos que estarão disponíveis na estação – lembrando que o outono é a estação das frutas! – para montar um cardápio balanceado para você e sua família.

Chaminés

Se tiver chaminé em casa, aproveite para limpá-la antes do uso intenso que virá a seguir.

Folhas

Nessa época do ano, os quintais acabam ficando cheios de folhas que caem das plantas. Apesar de poder ser um processo um pouco demorado, existem diversas formas de realizar a limpeza dessas folhas. Você pode utilizar um espeto, um ancinho, uma vassoura, um soprador de folhas ou até mesmo juntá-las com as mãos, caso seja pouca quantidade. Lembre-se de sempre utilizar luvas quando for realizar a limpeza, pois podem haver insetos e galhos cortantes entre as folhas.

Saúde e Higiene

Nesse período, é comum as pessoas ficarem mais próximas e em lugares fechados, o que facilita a disseminação de algumas doenças transmitidas pelo ar, como a gripe e o resfriado.


Entenda qual a diferença entre gripe e resfriado aqui.


A melhor maneira de prevenir a gripe é a vacina. Por isso, fique atento aos postos de vacinação que estarão atendendo a população. Procure também evitar aglomerações e lugares pouco arejados, buscando abrir as janelas sempre que possível. E tenha sempre um álcool gel em mãos, ele irá lhe ajudar a eliminar as chances de adquirir as milhares de doenças que são transmitidas pelo contato com ambientes ou outras pessoas contaminadas.

Alergias

Se você ou alguém em sua casa tem problemas respiratórios, fique atento com a quantidade de mofo e ácaro acumulados. Procure deixar as janelas abertas sempre que possível para não criar umidade e tente lavar sua roupa de cama com certa frequência.


Confira também Como evitar alergias na hora da limpeza.


Aproveite!

E por último, mas não menos importante: desfrute da estação! Faça um chá, ligue o rádio, curta o tempinho frio e faça bom proveito da estação que antecede o período mais frio do ano.

E aí, gostou das dicas? Caso você tenha mais alguma sugestão de limpeza durante o outono, deixe-a nos comentários.

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS