Dicas de Higiene e Limpeza

Como limpar sua casa e escritório com a chegada da primavera

26 de setembro de 2019
Como limpar sua casa e escritório com a chegada da primavera

O mês de setembro marca o começo de uma estação de renovação. Estamos falando da primavera, que traz de volta o calor e o renascimento da flora. Muitos a consideram a melhor estação do ano, pois nos proporciona temperaturas amenas e agradáveis.

Nesse momento, damos adeus ao inverno, que é desagradável para muitas pessoas. Em decorrência do frio da estação anterior, deixamos os espaços em que convivemos mais fechados, o que acarreta num aumento de germes, bactérias e mofo.

Portanto, se engana quem pensa que a primavera é marcada apenas por flores. Nessa estação, precisamos ter cuidados com nosso espaço em relação a higiene e limpeza, começando pela famosa “faxina de primavera”, que é importante para se manter preparado para a mudança climática, causada pela troca de estação.

Para explicarmos melhor o que deve ser feito nessa limpeza de primavera, dividiremos ela por etapas.

  • Limpeza geral

1. Retirar o pó e limpar o chão: Para começar a limpeza de primavera da maneira certa, precisamos eliminar o pó. Começando sempre pela remoção do pó nos móveis, para depois remover a poeira do chão. Após esses dois processos, passe um pano úmido com um limpador multiuso e termine o processo.

2. Limpe as janelas: As janelas também precisam ser lavadas na primavera. Fique atento com a crescente do sol, pois o limpa vidros pode secar rapidamente se não for enxaguado da maneira ideal.

3. Lave as cortinas: Com a chegada da estação, também é válido a renovação das cortinas. Retire-as e lave-as. Substitua por cortinas limpas ou recoloque a cortina antiga após a lavagem, isso reduzirá drasticamente a quantidade de ácaros em seus cômodos.

4. Lave os tapetes: Assim como as cortinas, os tapetes também devem ser lavados para eliminar a alta quantidade de bactérias acumuladas do inverno. Pelo fato da estação ser mais fria, a residência normalmente fica mais fechada, o que gera esse grande acúmulo de bactérias.

5. Limpe as paredes: Não se esqueça de limpar bem as paredes. Se estas estiverem pintadas com uma tinta lavável, use um pano úmido com um pouco de detergente neutro para remover sujidades mais difíceis. Para retirar o mofo, opte por um limpador com cloro ativo ou água sanitária, aliado a uma escova, que tornará a remoção do mofo mais simples.


Aproveite e Descubra como limpar janelas de forma rápida e eficiente


  • Cozinha

1. Descongele o congelador e limpe a geladeira: Para começar a primavera bem, é importante que você também dê uma renovada em sua geladeira. Isso porque podem existir frutas e legumes estragados no local e também, com a chegada de uma estação mais quente, você usará mais a geladeira e consequentemente, precisará de mais espaço.

2. Limpe o exaustor: Se a sua primavera iniciou com o seu exaustor repleto de gordura, não há razão para que você adie a sua limpeza. Quanto mais gordura acumular, mais difícil ficará a sua higienização.

  • Banheiro

1. Higienize os ralos: O ralo também deve ser higienizado periodicamente. Aproveite a mudança da estação para limpá-lo, assim você não precisará mais se preocupar com isso, pelo menos não até o verão.

2. Limpe o espelho: Limpar o espelho é um hábito que todos deveríamos ter em nossa rotina, o recomendado é limpá-los pelo menos duas vezes ao mês. Higienizá-los também deve estar na sua lista de tarefas para a limpeza de primavera e com um limpa vidros e um pano multiuso, você pode cumprir essa tarefa rapidamente.

3. Organize os armários: Faça uma limpeza aos armários, removendo medicamentos, cosméticos e outros produtos fora de prazo. Você já começa a estação deixando o ambiente mais organizado.

  • Escritórios

1. Limpe as estantes: Retire todos os livros e objetos das estantes e prateleiras e aspire-os. Você pode higienizar os móveis com o auxílio de um pano, água e detergente neutro (lembre-se que você deve sempre levar em consideração o tipo de material nos quais eles são fabricados, pois alguns produtos podem danificá-los).

2. Organize os papéis: Esse é um ótimo momento para você fazer aquela geral na papelada e descartar tudo que não lhe é útil. Organize os papéis em pastas, limpe as mesas e deixe tudo em ordem para a chegada da nova estação no seu local de trabalho.

3. Higienização dos computadores: Aspire por trás de todos os computadores e zonas de cabos dos mesmos, essas regiões tendem a acumular muita sujeira e é importante que se mantenha uma limpeza constante das mesmas.


Aprenda Como limpar seu computador da forma correta


  • Sala de estar

1. Aspire os sofás: Assim como as cortinas, os sofás e poltronas precisam ser aspirados para tirar o excesso de pó que pode estar acumulado. Isso elimina os ácaros que estão instaurados do inverno. Um pano úmido com álcool após a aspiração também é uma boa dica para eliminá-los.

2. Tire o pó e limpe os armários e prateleiras: A missão de eliminar o pó e as bactérias não acaba nas cortinas e nos sofás. Esvazie seus armários e prateleiras para tornar a remoção do pó mais fácil. Aspire ou passe um pano microfibra, que é eletrostático e aliado com um pouco de álcool, tornará sua limpeza ágil e simples.

3. Tire as almofadas para lavar: Da mesma forma que o cuidado com edredons e roupas de cama, a higienização de almofadas e travesseiros também se faz essencial. Aproveite o momento mais arejado e ensolarado para lavar esses itens e deixá-los secar naturalmente, enquanto ficam em contato com ar puro.

  • Quartos

1. Aspire e vire os colchões: Vire os colchões ao contrário e aspire de ambos os lados. Isso é fundamental para eliminar o pó e os ácaros. Com isso, você se livrará das bactérias em um móvel em que elas costumam ficar acumuladas.

2. Lave os cobertores: Durante o inverno utilizamos muito mais os cobertores que o normal. Devido ao frio e o aumento da umidade, não conseguimos lavar nossos cobertores como gostaríamos. Aproveite a troca de estação e lave todos os cobertores que foram utilizados, isso também melhorará o ambiente do seu quarto.

3. Armazene os cobertores e edredons corretamente: Antes de guardá-los, higienize o armário para se certificar que ele está livre do mofo e da umidade. Lave todas as peças antes de guardar e evite colocá-las em sacos plásticos, pois facilita a produção de umidade. Se possível, exponha as cobertas ao sol uma vez ao mês para eliminar os ácaros e bactérias acumulados.

4. Organização do guarda-roupas: Limpe seus armários e aproveite para trocar as roupas de inverno que já não usa por peças de primavera/verão. Você pode doar roupas antigas que já não tenham tanto uso para abrir mais espaço para a compra de peças novas da estação, mas só organizar as peças de forma que as roupas mais leves e frescas fiquem mais visíveis e acessíveis, já é de grande ajuda.

  • Área externa

1. Limpe a sujeira do quintal e da entrada: O inverno também deixa bastante sujeira, principalmente as folhas que caem das árvores e ficam acumuladas em nosso quintal. Aproveite a primavera e limpe tudo isso de uma vez, com a decorrência da estação você não terá tantos problemas relacionados a sujeira. Lave também todas as paredes e caminhos exteriores da casa.

2. Organize a garagem: Livre-se do excesso e otimize o espaço da sua garagem, aproveite a limpeza de primavera e também dê uma renovada nesse espaço que muitas vezes acaba se tornando o “cantinho da bagunça”. Se sua garagem é pequena e o carro ocupa quase todo seu espaço, aproveite suas paredes laterais para posicionar itens suspensos, que também otimizarão seu espaço.

Não deixe a limpeza de primavera para o verão, com essas dicas você começará a estação com o pé direito! Em caso de dúvidas, deixe um comentário.


Leia também:

Os principais cuidados de limpeza no verão

Cuidados de limpeza com a casa no outono

Limpeza no inverno: como lidar com água fria, poeira e umidade

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS