Dicas de Higiene e Limpeza

Como limpar piso antiderrapante

9 de maio de 2019
Como limpar piso antiderrapante

Com diferentes modelos, acabamentos, materiais, texturas e dimensões, o piso antiderrapante é ideal para ambientes inclinados, úmidos e/ou com movimentação intensa de pessoas, pois são os locais com mais chances de ocasionar quedas e escorregões. Graças a sua versatilidade, combina com diferentes espaços e é indicado tanto para áreas externas – como quintais, varandas e piscinas –, quanto para áreas internas – escadas, cozinhas e banheiros, por exemplo.

No entanto, uma coisa pouco comentada é sobre a dificuldade em se limpar o piso antiderrapante. A limpeza desse piso precisa ser feita de forma adequada, já que ele é mais propenso a acumular sujeira, manchar e grudar alimentos e outros resíduos.

Portanto, separamos aqui maneiras de como manter esse material limpo e com boa aparência de forma prática através de cuidados básicos!

1. Cuidados diários

Os cuidados rotineiros garantem que a sujeira não acumulará no piso, evitando que você precise fazer muito esforço na hora de lavá-lo.

Limpar o piso antiderrapante é simples, basta varrer a sujeira em movimentos circulares – isso ajuda a soltar os resíduos que ficam presos entre as irregularidades do piso –, preferencialmente utilizando uma vassoura de cerdas duras de náilon.

Os pisos antiderrapantes podem ser encontrados em modelos de porcelanatos, pastilhas, ladrilhos e emborrachados. Por serem irregulares e reforçados, oferecem uma maior segurança e são também muito indicados para locais onde vivem crianças e idosos. Eles costumam possuir uma durabilidade maior, se comparados aos pisos comuns, pois têm maior resistência a condições climáticas mais intensas.

Por isso, uma limpeza frequente é de extrema importância, já que ela retira as sujeiras mais superficiais – como poeira, folhas e flores – que podem acabar manchando o material, principalmente se associadas à umidade. Isso irá não só lhe assegurar de que o piso continue resistente, como também de que poderá ser usado a longo prazo.


Saiba Como limpar o piso laminado


2. Material adequado para a lavagem

A lavagem do piso antiderrapante, sobretudo, deve ser feita uma vez na semana ou a cada 15 dias. Na maioria das vezes, água morna e detergente neutro já serão o suficiente para deixar o piso impecável. A temperatura da água ajuda a amolecer a sujeira rapidamente e limpar qualquer vestígio de gordura. Então evite o uso de alvejantes e produtos removedores de manchas, esses podem acabar estragando o material do piso. Também não utilize ceras, já que elas podem acumular e tirar o efeito antiderrapante do revestimento.

Após varrer o local da forma correta, misture água e detergente neutro em um balde e jogue-os no piso, deixando agir por cerca de 5 minutos. Você pode também usar produtos específicos, como um limpa pisos para o seu tipo de revestimento. No caso de algum odor insistente, você ainda pode passar um limpador multiuso no local, ele resolverá o problema.

Em seguida, com o piso ainda molhado, pegue uma vassoura de cerdas duras e faça novamente os movimentos circulares por toda a área, a saber que isso ajuda a remover a sujeira de maneira mais efetiva. Depois, utilize uma mangueira de alta pressão ou um balde com água para retirar o sabão. Lembre-se de sempre evitar desperdícios!

Por fim, use um rodo para retirar o excesso de água e um pano para secar, se necessário.

3. Saiba quando contratar profissionais

Às vezes somente a limpeza caseira não é o suficiente. Algumas sujeiras são mais difíceis de remover, como resíduos de cimento que podem cair no chão durante a execução de uma obra ou sujeiras e manchas acumuladas por um longo período de tempo.

Nesses casos, o mais indicado é que seja contratado um profissional para realizar a limpeza. Evitando assim uma possível danificação do piso por conta de produtos utilizados de maneira indevida.


Veja também: Dicas de limpeza para quem tem crianças em casa


4. Informações importantes

Todavia, caso você ainda esteja somente pensando em instalar um piso antiderrapante, aqui vão alguns detalhes importantes nos quais você deve se atentar para garantir uma maior durabilidade do material.

Independentemente da área em que o piso antiderrapante será aplicado, é fundamental observar a taxa de absorção de água do modelo do seu assoalho, já que ela influenciará diretamente no impacto e resistência do piso. Outra dica essencial é avaliar o índice PEI, que mede a resistência ao desgaste (que pode diminuir a aspereza do piso) e é citada na embalagem. A classificação vai de PEI 0 a PEI 5, sendo que quanto mais alto, mais resistente será o piso.

  • PEI 0: uso somente em paredes residenciais, comerciais e industriais.
  • PEI 1: indicado para baixo trânsito local, em pisos de banheiros internos.
  • PEI 2: trânsito moderado, para banheiros e dormitórios internos.
  • PEI 3: trânsito médio, para dependências residenciais sem portas externas.
  • PEI 4: trânsito alto, para qualquer área residencial e pequenas lojas.
  • PEI 5: trânsito intenso, além dos usos anteriores, pode ser usado em comércios maiores e indústrias.

 

Viu como limpar piso antiderrapante pode ser simples se feito com frequência? Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis! Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe um comentário.

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Como limpar piso antiderrapante
Dicas de Higiene e Limpeza

Como limpar piso antiderrapante

9 de maio de 2019

Com diferentes modelos, acabamentos, materiais, texturas e dimensões, o piso antiderrapante é ideal para ambientes inclinados, úmidos e/ou com movimentação...

Leia Mais