Dicas de Higiene e Limpeza

Ano Novo, casa nova: principais dicas para uma faxina em casa

3 de janeiro de 2020
Ano Novo, casa nova: principais dicas para uma faxina em casa

Estamos em 2020! Já dizia o velho ditado popular “Ano Novo, vida nova”. Este é mais um ciclo que se inicia nos trazendo muitos aprendizados, mudanças e renovação.

Pensando justamente nessa questão de renovação e novos ares, trouxemos aqui as principais dicas para uma faxina em casa completa, para que você possa iniciar o ano de 2020 com tudo organizado. Já que, não somente nesse novo ciclo, os cuidados com a casa são essenciais e nos proporcionam aconchego, bem-estar, saúde e higiene.

1. Remova o pó

Para uma faxina em casa mais eficiente, é recomendado que a limpeza seja iniciada de cima para baixo. Portanto, o primeiro passo deve ser a remoção de pó do ambiente.

Tetos, lustres, lâmpadas e enfeites, tenha certeza de que todos os itens que ficam na parte de cima do cômodo estejam bem limpos. Assim você anula os riscos de derrubar sujeira novamente quando o chão e os móveis estiverem limpos. Para auxiliar na limpeza, um espanador de microfibra ou um pano de microfibra podem ser utilizados – já que a microfibra agarra as partículas de pó, sem deixar que o mesmo se espalhe pelo ambiente durante a remoção.

Depois de limpar as partes superiores, também é necessário que o pó dos móveis seja retirado. Nessa hora pode-se utilizar um lustra móveis em conjunto de um pano multiuso para dar brilho a superfície. Mas, antes de aplicar o lustra-móveis, verifique se há alguma contraindicação para a utilização do produto em seus móveis.

2. Limpe os tecidos

Aproveita a faxina para lavar todos os tecidos da casa. Troque as roupas de cama, capas de almofadas, mantas e cortinas espalhadas pelos ambientes.

Isso proporciona mais saúde e higiene para o seu lar, já que esses tecidos podem acumular diversos ácaros e bactérias com o passar do tempo.

3. Móveis limpos na faxina em casa

Depois de remover o pó e colocar os tecidos para lavar, é hora de se dedicar a limpeza das superfícies. Camas, sofás, armários, mesas, cômodas, balcões, certifique-se de que tudo está devidamente limpo.

Eventualmente, se necessário, você pode utilizar um limpador multiuso, juntamente de um pulverizador, para agilizar a limpeza das superfícies. Mas lembre-se, sempre que for mexer com produtos químicos, é importante que você esteja usando uma luva adequada para a situação, isso evita que a pele entre em contato direto com o produto, prevenindo alergias e até mesmo queimaduras que alguns químicos podem causar.

Você também pode usar um aromatizante para deixar o ambiente perfumado por ainda mais tempo!


Confira os tipos de luvas em nosso E-book: Guia de Luvas Nobre


4. Cozinha e banheiro precisam de atenção dobrada

Essas são duas áreas muito importantes de serem higienizadas e as que costumam demandar maior tempo. No entanto, para poder realizar a limpeza de forma rápida e eficaz, é recomendado que siga algumas dicas:

Primeiramente, aplique os produtos e deixe-os agir (você pode novamente utilizar um pulverizador e as luvas – lembre-se delas durante o uso de qualquer químico). Enquanto isso, você pode ir agilizando um dos tópicos a seguir.

Para a cozinha, pode ser utilizado um desengordurante potente para remover os resquícios de gordura do local. Já para o banheiro, utilizar um produto com oxigênio ativo ajuda na remoção de bactérias e manchas.

Posteriormente, após esperar os minutos necessários, volte e esfregue as superfícies com uma esponja ou um pano multiuso. O tempo que o produto foi deixado agir irá facilitar muito essa parte da limpeza. Finalize passando água ou um pano úmido para remover o excesso de produto dos locais.

Lembre-se: essas duas áreas são grandes transmissoras de microrganismos.  Portanto, principalmente nessa parte da limpeza, é indispensável que você utilize materiais diferentes na higienização. Os panos multiuso são de grande utilidade na hora da limpeza, já que possuem diversas cores e tamanhos diferentes, fazendo com que seja possível setorizar uma cor/tamanho para cada ambiente. Se ver necessidade de utilizar um mop, rodo ou vassoura na limpeza de uma dessas áreas, certifique-se de que o mesmo está devidamente higienizado antes de utilizá-lo na limpeza do próximo cômodo.

5. Vidros e espelhos brilhando

Aqui você pode novamente utilizar um pano de microfibra ou até mesmo um limpador de janela spray. Esses produtos auxiliam a limpeza sem arranhar ou manchar a superfície.

Assim sendo, podem ser combinados com uma solução de água com detergente ou um químico limpador de vidros – que, além de limpar, dá brilho.


Veja também Retrospectiva 2019: Goedert


6. O chão é o último passo da faxina

Nessa parte, é necessário que o pó seja 100% removido antes que algum produto líquido seja utilizado, para que a sujeira não grude. Você pode utilizar um mop rotatório seco para remover a poeira, lavá-lo e utilizá-lo úmido para aplicar o produto químico de sua preferência.

Para a remoção da poeira, também pode-se usar um mop triangular, que é ótimo para alcançar cantos e a parte de baixo dos móveis.

Em caso de sujeiras com uma remoção mais difícil, é recomendado que se use uma fibra para limpeza – existem diversos tipos (para limpeza leve, uso geral e limpeza pesada) e o modelo para uso vai depender da sua necessidade e do tipo de piso do ambiente.

Esperamos que essas dicas tenham lhe ajudado a aprimorar sua faxina em casa. Que 2020 seja repleto de conquistas e muita saúde a todos!


Acompanhe a Goedert nas redes sociais:  Resultado de imagem para instagram png"  Resultado de imagem para facebook png"  Resultado de imagem para youtube png"


 

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS