Conteúdo

A importância do CA (Certificado de Aprovação) nas luvas

27 de abril de 2018
A importância do CA (Certificado de Aprovação) nas luvas

O momento de comprar uma luva pode gerar dúvidas, o mais importante que você deve buscar é a procedência da luva, ou seja, se ela é certificada. A importância do CA (Certificado de Aprovação) é imensa, pois garante que a luva foi testada e aprovada pelo órgão que fiscaliza e autoriza os produtos a estarem aptos ou não a estar no mercado.

  • Entendendo o Certificado de Aprovação das luvas

Os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) são produtos que garantem a segurança e a saúde do usuário, podendo assim exercer suas tarefas com o máximo de segurança.

No caso das luvas, é necessário que elas passem pela Certificação de Aprovação (CA) do Ministério do Trabalho (MTE). A Certificação de Aprovação é muito importante, pois garante por um órgão responsável que aquele EPI realmente irá lhe proteger e atender as demandas requeridas.

O CA deve estar sempre impresso no punho da luva, além do lote, a marca ou a importadora do EPI e data de fabricação em alguns casos, tudo de acordo com as normas vigentes.

Além da aprovação do MTE, nos casos da luvas médicas, também é necessário o registro e aprovação na ANVISA. Ela garante que as luvas podem ser utilizadas na proteção contra sangue e fluídos corporais, por exemplo. Com isso, esse tipo de luva pode ser utilizada em hospitais, clínicas médicas, odontológicas, veterinárias e centros estéticos.


Leia também: Alerta! Fique atento aos perigos de EPI sem certificação


  • Consequências do uso de luvas sem CA

A legislação que trata de EPI no âmbito da segurança e saúde do trabalhador é estabelecida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Ela determina que toda a empresa é obrigada a fornecer o EPI gratuitamente ao trabalhador, utilizando apenas materiais com o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo Ministério do Trabalho.

Isso quer dizer que os EPI’s são de responsabilidade da empresa, devendo disponibilizar gratuitamente aos funcionários, visando a sua segurança pessoal. Caso algum desses EPI’s não tenha certificação, a empresa pode ser multada, caso um órgão fiscalizador venha a fazer uma inspeção ou receba alguma denúncia, podendo gerar sérios riscos a empresa.

Por isso, voltamos a dizer que é imprescindível que toda empresa tenha todos os Equipamentos de Segurança regularizados e certificados pelo Ministério do Trabalho e ANVISA, se for o caso.

  • E qual luva devo usar?

É importante que você saiba qual é a sua necessidade. Existem luvas para proteção contra agentes químicos, mecânicos e proteção hospitalar contra agentes biológicos, tendo as categorias cirúrgicas e não cirúrgicas. Para saber mais, confira o nosso E-book gratuito, onde explicamos qual luva é a mais indicada para determinadas situações.

Esperamos que suas dúvidas tenham sido sanadas quanto a importância da Certificação de Aprovação (CA), assunto esse que ainda gera muitas dúvidas no consumidor e para quem precisa disponibilizar esse produto aos funcionários.

Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe um comentário.

 

 

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS