Dicas de Vendas

Como atrair clientes para o seu negócio

30 de agosto de 2018
Como atrair clientes para o seu negócio

Não existe nada mais frustrante para alguém que investiu em um negócio, olhar para sua porta de entrada e não ver os novos clientes entrando. Isso pode acontecer por diversos motivos, principalmente por ser um negócio novo, que teve pouca divulgação, ou o ponto em que seu estabelecimento está é pouco visível ao público em geral.

É claro que não existe a fórmula perfeita para que esses novos clientes conheçam seu serviço ou todos seguiriam a cartilha e teriam um negócio bem movimentado e de sucesso. Mas existem dicas que podem ser muito úteis, visando um maior fluxo de novos e fiéis clientes. Separamos algumas para você.

  • Eventos atraem público

Faça um evento na sua loja e atraia novos, potenciais e fiéis clientes. Essa tática vale para a inauguração do seu negócio ou quando produtos novos chegarem.

Convide-os para darem uma olhada nos seus artigos a venda e crie meios para atrair seu público ao evento. Apenas colocar uma placa na porta de “lançamento em determinado dia” não é a melhor maneira de convidar as pessoas.

Para isso, aposte na internet, crie um evento, convide os potenciais clientes e busque despertar o interesse das pessoas com um bom convite. Ofereça um coquetel, comida e bebida “de graça” sempre atrai público.

A partir do momento em que entrarem em seu evento, busque tratá-los como um potencial cliente, busque conquistá-los, pois o investimento do seu evento lhe trará essas oportunidades, e você deve agarrá-las! Prepare um meio de apresentar seus produtos aos clientes da melhor forma possível.

  • Parceria com outras empresas

Uma parceria com outros negócios locais, pedindo para divulgar seu estabelecimento ou o evento que você irá fazer para seus clientes também é uma boa ideia (você também deverá anunciar os eventos deles depois). É claro que essas parcerias devem ser feitas com estabelecimentos de outros segmentos, mas eles podem se interligar.

Como por exemplo uma loja de roupas, que pode fazer uma parceria com uma costureira. Ou uma loja de produtos de limpeza, que pode fazer uma parceria com uma lavanderia. Esses são apenas alguns exemplos de parcerias que podem serem feitas, gerando resultados positivos para ambos. Um ajudando o outro.

  • Tenha um planejamento para os dias chuvosos

Dias de chuva são trágicos para quem trabalha com comércio. Isso porque a maioria das pessoas não saem de casa em dias chuvosos, ou só vão do trabalho para casa, afinal o lazer de dias chuvosos é estar confortável em seu sofá.

Nesse caso, você precisa se programar, pensando em quais clientes alvos você poderá trabalhar em dias chuvosos.

Saiba quem são os que mais podem se interessar pelos seus produtos e mande mensagens ou Whatsapp, oferecendo seus produtos e convidando-os a conhecer, isso fará o cliente se sentir especial e a chance de ele fazer uma boa compra é muito maior.

Estudar entregas com motoboys ou condicionais também são uma boa alternativa para fazer os dias chuvosos renderem. Se o seu cliente não vai até você: vá até ele.

  • Vá além do som ambiente

Algumas marcas norte-americanas optam por um som ambiente baseado no gosto pessoal de seus clientes (a pergunta já está inclusa no cadastro). Fazendo uma análise geral, você pode selecionar a trilha sonora conforme a maioria do seu público gosta. Caso você tenha apenas um cliente na loja, você pode acessar o seu cadastro e ver a sua preferência, selecionando um som do gosto do cliente. Essa é uma alternativa muito boa para fazê-lo se sentir especial e a vontade em sua loja.

  • Misture produtos de diferentes preços

Isso fará com que o cliente que se interesse pela sua vitrine não pense que sua loja é cara demais ou de apenas produtos baratos. Isso faz com que você consiga agregar o público que prefere um produto mais em conta, e o público que opta por algo mais requintado.

Com isso, sua loja se polarizará melhor, conseguindo que mais clientes se interessem pelo seu negócio quando muitas vezes estão apenas de passagem e observam a sua vitrine. 

  • Organize sua vitrine

A estratégia é saber dispor as mercadorias da forma certa. Procure não abarrotar o local, escolha os artigos mais procurados, coloque as promoções e lançamentos. Procure exibir mercadorias que tenham relação entre si, fazendo com que o consumidor sinta necessidade de levar outros produtos.

A composição das cores na vitrine devem ser escolhidas com atenção, cada tonalidade remete a uma “sensação” ao consumidor. O amarelo estimula o otimismo, o vermelho remete a urgência, preto lembra a sofisticação usado na venda de artigos de luxo. Para a vitrine de produtos de limpeza por exemplo, é interessante utilizar as cores azul e branco, elas provocam a sensação de higiene, frescor e limpeza, o ideal para esse segmento. Em uma ação promocional ou liquidação a combinação amarelo e vermelho é ótimo.

Mas lembre-se de sempre informar os preços dos produtos expostos na vitrine, não exibir o valor pode acarretar em perdas de clientes.


Confira também o post: Como organizar sua vitrine e vender mais


  • Invista nas mídias digitais

Se você não consegue disputar com a tela do celular do seu cliente, esteja nela. Nesse momento você não deve se prender, solte a sua criatividade e inove. Já é possível com softwares, rastrear um cliente cadastrado e divulgar promoções para seu público-alvo. Isso também serve para divulgar as novidades da loja e dar vales com desconto. Com a globalização, você precisa estar em todos os lugares possíveis, e não apenas em sua loja física.

  • Participe de eventos

Os eventos também são uma boa alternativa para você se reinventar. Neles você poderá conhecer as novas tendências do seu segmento e buscar alternativas para sempre se aperfeiçoar.

As feiras também são uma boa opção para tornar seu negócio mais visível, fomentar negócios e para que o público fique por dentro do seu estabelecimento.

Esperamos que nossas dicas tenham lhe auxiliado na difícil missão de atrair clientes. Esperamos que vocês tenham resultados melhores há cada dia. Em caso de dúvidas, deixe um comentário.

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