Dicas de Higiene e Limpeza

Tipos de esponjas na limpeza

3 de agosto de 2016
Tipos de esponjas na limpeza

Podemos ver diversos tipos de esponjas na limpeza em todas as casas. Principalmente na hora de lavar as louças diárias, nos deparamos com diversas alternativas para esse material.

Mas você sabia que existem modelos de esponjas específicos para cada limpeza? Para limpezas delicadas ou pesadas, para higienizar cristais, pisos e até mesmo banheiros, a variedade encontrada desse produto é gigantesca. Muitas pessoas acabam não desempenhando as tarefas com tanta eficiência justamente por não saberem qual a esponja correta para se utilizar em cada tipo de serviço.

Com o intuito de facilitar seu trabalho, separamos aqui os principais tipos de esponjas na limpeza e também algumas dicas de como conservá-las.

Tipos de Esponjas na Limpeza

DSC03158Esponja Multiuso: Serve para a limpeza comum das louças, como talheres, pratos e potes. Possui dupla ação, o lado da espuma (normalmente amarelo) pode ser usado para limpeza delicada, já a parte mais áspera (normalmente verde), chamada também de fibra abrasiva, é ótima para a sujeira mais difícil.
Esponja Não Risca: Ideal para a limpeza de superfícies antiaderentes e delicadas como vidros, aço inox, acrílicos e superfícies polidas em geral. Normalmente são encontradas na cor azul.
produtoEsponja Prateada: Produzida em poliéster e poliuretano, possui poder de limpeza muito maior que as esponjas coloridas, com maior durabilidade e delicadeza. Pode ser utilizada em superfícies antiaderentes, louças e cristais sem medo de riscar.
lã de açoLã de Aço: Sua utilização é muito comum, algumas marcas dizem até que tem mais de mil utilidades. É indicada para a limpeza pesada. Pode ser usada no trabalho de acabamento e polimento de objetos de alumínio ou metal.

Possui um material mais macio comparado à esponja de aço, mas possui menor durabilidade e rendimento se comparada com a mesma. Acaba sendo mais descartável, podendo também riscar superfícies. 

produtoEsponja de Aço: Esse produto possui fios mais grossos de aço. Também é indicada para a limpeza pesada, como limpar a chapa do ferro de passar roupas (que, inclusive, é um dos Lugares Mais Esquecidos na Limpeza). Muitas pessoas, porém, ainda utilizam esponja de aço (e também lã de aço) para limpar utensílios de cozinha. No entanto, isso deve ser evitado, já que seu uso aumenta a possibilidade de íons metálicos serem transmitidos para os alimentos, causando contaminação.

Para que a esponja de aço não enferruje, procure deixá-la sempre seca. Ao usar esse tipo de esponja utilize luvas, pois suas cerdas de aço podem machucar as mãos.

Esponja Natural: Existem diferentes tipos de esponjas naturais na limpeza. Algumas são encontradas no mar, já outras, em árvores.

As que são encontradas no mar são caracterizadas pela sua absorção e maciez. Por isso elas são muito utilizadas para limpar janelas de vidro, motos e carros.

Já as encontradas em árvores, podem ser utilizadas para lavar louças – já que é uma esponja mais barata, não risca os utensílios e é bem mais difícil de ser contaminada do que uma esponja sintética tradicional. Além de agredir menos o meio ambiente na hora do seu descarte.

Esponja de Celulose: É indicada para realizar a limpeza em superfícies com revestimento de azulejos, pisos frios e fórmicas devido à sua maciez.
Esponja Mágica: A esponja mágica é indicada para a limpeza de paredes. Além da sujeira, ela pode limpar giz de cera, lápis e riscos, utilizando apenas água. Limpa sua parede como mágica!
Esponja Para Banheiro: Geralmente é desenvolvida com tecnologias que a tornam mais resistente aos produtos químicos. Além disso, essas esponjas normalmente possuem a tecnologia dos Íons de Prata em sua composição, que eliminam cerca de 99% das bactérias presentes na esponja.
Esponja Salva Unhas: Essa esponja é muito parecida com a esponja multiuso tão famosa em nossas casas. Seu diferencial é um desenho moderno, com encaixe perfeito para as mãos, que ajuda a não estragar as unhas durante sua utilização. Ela também é indicada para quem usa a mesma esponja por muito tempo, por conta de sua anatomia, que torna seu uso mais cômodo.

Em alguns casos, porém, somente as esponjas não são o suficiente para limpar as superfícies e materiais da forma mais desejada. E quando isso acontece, sempre temos a opção das fibras para a limpeza. As fibras sintéticas são materiais de alta durabilidade e eficiência na limpeza e você também pode encontrá-las em supermercados.


Conheça os Tipos de fibras para limpeza


Cuidados de conservação

– O armazenamento das esponjas é algo muito importante. Armazenar de forma errada faz com que bactérias se proliferem. Após seu uso, é necessário retirar toda água e o detergente da esponja antes de guardá-la.

– Colocar a esponja dentro de uma vasilha com tampa torna o material propício para que outros organismos se proliferarem. O correto é deixá-la em cima da pia para que fique bem arejada, evitando a umidade de locais fechados.

– Fique de olho no desgaste da esponja! Dependendo da frequência do uso, é aconselhável sua troca a cada semana, além de uma higienização frequente. Você pode deixá-la de molho em uma vasilha com uma colher de água sanitária para matar as bactérias. Outra ótima alternativa é ferver a esponja em uma panela com água por 5 minutos. O calor exterminará grande parte dos organismos!

Queremos saber sua opinião! Qual esponja você mais gosta de usar? Conte para a gente nos comentários.


Leia também: 9 erros comuns na limpeza


 

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS