Dicas de Higiene e Limpeza

Segundo estudos, secadoras de mãos podem transmitir bactérias

22 de junho de 2018
Segundo estudos, secadoras de mãos podem transmitir bactérias

Hoje é comum encontrarmos secadoras de mãos, elas estão presentes em estabelecimentos com grande fluxo de pessoas, como: shoppings, restaurantes e até banheiros públicos. Isso porque as secadoras acabam com a utilização de papéis, visando a economia financeira.

O grande problema é que elas não são sustentáveis como imaginávamos. Segundo um estudo da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, diversos testes mostraram que coliformes fecais podem ser transmitidos para as mãos do usuário por meio do vapor quente.

  • Estudo comprova que as secadoras podem não ser higiênicas

O estudo foi divulgado pela revista “Applied and Environmental Microbiology” (Microbiologia Aplicada e Ambiental em tradução literal). A pesquisa investigou secadoras de mão de banheiros públicos da própria Universidade, para saber o quanto de bactérias nocivas essas máquinas espalham.

O problema acontece pelo fato de muitas pessoas não fecharem a tampa da privada após darem a descarga, isso acarreta numa propagação gigantesca de bactérias. Essas bactérias se instalam no filtro da secadora pelo próprio ar contaminado, e depois vão parar nas mãos do usuário quando são acionadas.

Outra grande reclamação do público em geral é o fato das secadoras não secarem direito as mãos, deixando-as úmidas após o processo.

E existe uma solução?

Como forma de inibir essa contaminação involuntária, os pesquisadores sugerem que as empresas instalem secadores de mãos dotados de filtro HEPA, que ajuda a reduzir a propagação de germes em até quatro vezes.

Este filtro não garante que as bactérias se propaguem quando a secadora é acionada, mas garante uma redução brusca. Estes filtros precisam ser trocados regularmente.

O mesmo estudo concluiu que as secadoras de baixa potência também não são a solução, isso porque a variação de bactérias se mostrou muito pequena.

As toalhas de papel geram um gasto pela compra do papel, mas se você optar por usar um dispenser que não utilize energia elétrica, em contrapartida, você também economizará na luz, já que as secadoras são movidas a energia elétrica. Para ajudar o meio ambiente, opte pelos papéis de maior gramatura, eles absorvem melhor os líquidos e geram uma grande economia.


Sabemos que essa pode ser uma notícia um tanto quanto desagradável, mas acreditamos ser necessário compartilharmos o estudo com vocês. Em caso de dúvidas, deixe um comentário.

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS