Conteúdo

Saiba por que a limpeza sustentável tem se tornado uma tendência mundial

10 de agosto de 2018
Saiba por que a limpeza sustentável tem se tornado uma tendência mundial

Chegar em casa com cheiro de limpeza é sempre bom, pois ela nos remete uma sensação de ambiente limpo, mas será que ela é uma limpeza sustentável? No dia a dia, usamos diversos produtos químicos para efetuarmos essa limpeza, mas você já parou para pensar para aonde vai tudo isso?

Boa parte, para os esgotos, gerando poluição ao meio ambiente. Muitos produtos que utilizamos tem em sua composição o fosfato e cloro, que são químicos que degradam o meio ambiente e poluem os rios, impedindo a reprodução dos peixes e gerando uma alta reprodução de algas.

E você? Já parou para se perguntar se: “vale a pena limpar a minha casa mas sujar o meio ambiente?”. Por esse motivo, diversos produtos estão sendo criados e também novos métodos de limpeza são desenvolvidos, visando uma limpeza que não agrida tanto o meio ambiente e que continue sendo eficiente.

  • Por que eles contaminam o meio ambiente?

Os produtos de limpeza convencionais possuem diversos componentes químicos, com propriedades específicas. Uma destas categorias, são as dos químicos tensoativos, que encontramos nos detergentes e no sabão em pó. Eles são responsáveis por diminuir a tensão entre os líquidos, como por exemplo o detergente e a gordura, tornando a remoção da gordura mais fácil em panelas, louças e talheres.

O fosfato é responsável por criar aquela famosa espuma que enxergamos em rios, isso é um grave sinal de poluição e impede a reprodução dos peixes, isso porque a espuma gera um grande dissolvimento de magnésio e fosfato, fortalecendo a reprodução das algas e consequentemente, “roubando” o oxigênio dos peixes.

  • E como evitar esses produtos?

Para o consumidor e para quem busca revender produtos de limpeza sustentáveis, é importante se atentar para a composição dos mesmos. Eles devem ser produzidos com ingredientes biodegradáveis, que garantem uma redução drástica na poluição ao meio ambiente.

É importante lembrar que esses produtos não perdem qualidade por serem biodegradáveis, e fornecem uma limpeza tão eficiente quanto a dos químicos convencionais.

Outro ponto que você deve se atentar é com a venda de produtos químicos clandestinos. Eles continuam presentes pelo seu preço muito abaixo do mercado, mas não se engane com as suas cores fortes, pois eles não tem aprovação da Anvisa e são comercializados sem rótulo. Para baratear o custo, esses produtos são carregados de poluentes e não são sustentáveis ao meio ambiente, muito menos para o seu lar.


Conheça Os perigos no uso de produtos químicos de limpeza clandestinos


  • Economize!

Para uma limpeza sustentável, também é importante que você gere economia. Buscar economizar água, por exemplo, é fundamental para termos uma limpeza menos agressiva ao meio ambiente.


Veja também: Água: A importância do uso consciente e formas de economizar


Outra boa dica é buscar produtos biodegradáveis mais concentrados, isso gerará uma diluição maior do produto com uma menor quantidade de químicos. Isso causará menos impacto ao meio ambiente pela diminuição do produto e também irá gerar uma economia do produto.

Nós da Göedert produzimos nossos químicos com ingredientes biodegradáveis, e buscamos todos os dias aprimorar nossos produtos para que a sua limpeza suje cada vez menos o nosso meio ambiente.

Em caso de dúvidas, deixe um comentário.

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS