Conteúdo

Saiba como melhorar fotos e vídeos de seus produtos

2 de março de 2018
Saiba como melhorar fotos e vídeos de seus produtos

As fotos são um processo extremamente importante para empresas que precisam divulgar seus produtos, de uma maneira que atraia o seu público.

Ter fotos de seus produtos, principalmente em um E-commerce, é essencial. Um estudo feito pelo eBay analisou 6,8 milhões de websites e descobriu que os vendedores com duas imagens são 7% mais propensos a vender. A diferença de potencial de vendas chega em até 10% caso o produto tenha no mínimo três fotos.

Em postagens de rede sociais, o número de pessoas alcançadas quando se tem uma boa foto anexada, é de aproximadamente 40% a mais de cliques.


Entenda A importância do marketing digital para sua empresa


  • Dicas básicas para conseguir fotos de qualidade

Existem diversas maneiras para alcançar fotos com qualidade. Se você não tem disponibilidade de uma câmera profissional ou contratar um profissional, você também pode utilizar o seu celular. Mas é importante ressaltar que, independente da câmera, você tem passos a seguir:

Luz: A iluminação deve ser calculada para não ficar com sombras, isso prejudicará no contraste. Quando a iluminação é calculada e feita de forma correta, a sombra se ameniza e passa uma sensação de profundidade.

Uma boa dica é a utilização de um softbox, que ajuda muito na iluminação das fotos, caso você não tenha essa disponibilidade financeira, é interessante levar o produto para um local onde tenha uma forte incidência de luz, sem sombras.

Nitidez: A nitidez é essencial para que a sua foto tenha foco, pois quando a foto está nítida, ela descreve com clareza os detalhes do objeto. Assim, a foto não fica com a sensação de “embaçada”. Busque tirar fotos com uma boa resolução e sempre as foque bem, mas lembre-se de que ela precisa carregar rapidamente. Então, as imagens não podem ser pesadas demais.

Ângulo: O ângulo também é um fator determinante, pois ele precisa favorecer o seu produto. Quando você for fotografá-lo, busque um ângulo em que a parte mais importante dele apareça, para que você consiga mostrar bem o seu detalhamento.

Outra dica importante para mostrar os detalhes contidos, é utilizar mais de uma foto, pois agregar todos os detalhes do produto em uma foto não é uma tarefa simples. É importante que você tire fotos do verso, dos lados e da parte de baixo do produto.

Fundo: O fundo é muito importante para que a foto se enquadre perfeitamente em seu site. A maioria das empresas adota o fundo branco para facilitar no recorte da edição, não causando a impressão de que seu produto está em um quadro. Investir em um fundo branco é simples e tornará o seu visual muito mais atraente. Os principais sites de vendas online fazem dessa forma.

Porém, muitas empresas que não tratam as suas fotos, acabam utilizando outro tipo de fundo, sejam eles coloridos ou com fundos de pedra ou madeira. Isso torna o processo mais rápido e também realça seu produto de uma forma muito bonita.

Após esses passos, você pode ir para o tratamento das imagens, caso você queira deixá-las ainda mais atraentes. A seguir, falaremos sobre programas de edição de fotos tanto para computadores quanto para celulares (aplicativos).


Saiba Como melhorar suas vendas por e-mail


  • Programas para edição de fotos

Existem diversos programas para edição de fotos, aqui mostraremos dois editores pagos e dois gratuitos. Eles são extremamente populares e utilizados por boa parte dos profissionais que trabalham com tratamento de imagens.

Photoshop: Não poderíamos começar a lista de outra forma. O Photoshop, desenvolvido pela Adobe, é simplesmente o programa mais utilizado no mundo para edição de fotos. Provavelmente 10 em cada 10 fotógrafos e editores já ouviram falar dele.

Umas das vantagens em usar o Photoshop é o suporte e compatibilidade com praticamente qualquer sistema operacional seja ele Mac ou Windows. Mas nem tudo são flores, o Photoshop não rodará bem se sua máquina não tiver a compatibilidade de hardware que o programa requer.

Com o Photoshop, você consegue corrigir “imperfeições” na foto com apenas um clique. As fotografias podem ser visualizadas em tamanho grande para uma eficaz correção de manchas solares e imperfeições da pele. Quem aqui nunca ouviu aquela expressão: “É muito Photoshop”? Isso mostra como ele tem poder dentro da área de edição de fotos, já se tornando popular até por pessoas que nunca usaram o programa.

Há pouco tempo foi lançado um novo recurso, denominado “Gráficos 3D”. Ele oferece ferramentas com camadas avançadas e uma grande quantidade de efeitos em programas Photoshop. Uma tecnologia inovadora e que facilita a edição em 3D, que não era tão comum há alguns anos.

Corel PHOTO-PAINT: Aqui está uma opção para quem prefere trabalhar com os softwares da Corel. O programa tem uma quantidade razoável de ferramentas, sejam elas de retoque e ferramentas de pintura para manipulações de imagem manual.

Sua maior força é a sua integração com o CorelDRAW e o resto da Suíte de Aplicativos Gráficos Corel. Se você usar o CorelDRAW para criar e editar gráficos, você provavelmente tem PHOTO-PAINT instalado no seu computador, e você vai se sentir muito à vontade utilizando o programa.

Pxlr-O-Matic: O Pxlr é um programa gratuito e extremamente recomendável para iniciantes. Ele conta com uma versão online e traz uma gama de recursos interessantes. Sua grande diferença é o fato de ele não ser focado em edições profissionais, o software traz edições e efeitos simples e que podem ser aplicados em qualquer fotografia.

Sua principal vantagem são os filtros e efeitos que podem dar uma nova cara as fotos já existentes.

Photoscape: Este também é uma ótima opção para quem não possui conhecimento em edição de imagens, mas precisa fazer as mais diversas modificações em qualquer arquivo. O Photoscape é gratuito e é um programa extremamente leve se comparado a outros editores. Ele conta com uma interface bastante fácil de entender. É possível fazer pequenos recortes, aplicações de filtros, edições em lote e até mesmo criar GIFs animados.


  • Aplicativos para edição de fotos

Agora, se você precisa resolver tudo pelo celular, você pode optar por aplicativos disponíveis para Android e IOS. Eles podem facilitar a sua vida pela praticidade e pela sua grande quantidade de filtros que as pessoas tanto adoram.

Aqui nós mostraremos dois aplicativos extremamente populares gratuitos e um pago.

Autodesk Pixlr: Esse é um aplicativo referência quando o assunto é a edição de imagem, o Autodesk Pixlr conta com um aplicativo que garante muito bem a sua fama. Nele, você encontra uma série de ótimas ferramentas para edições avançadas.

Suas predefinições são um grande diferencial, pois permite a você controlar determinados aspectos de uma imagem de forma quase automática. Com o Pixlr, você combina de forma bastante eficaz o básico e o avançado, servindo tanto para quem não quer muito trabalho quanto para quem gosta de lidar com a edição de fotos de forma minuciosa. O aplicativo está disponível gratuitamente para IOS.

Cupslice Photo Editor: Com visual muito impactante, o Cupslice Photo Editor também se apresenta como uma ótima alternativa gratuita para quem busca um bom editor de fotos para celular. Com ele você pode adicionar adesivos e textos nas mais variadas formas.

Além disso, conta com ferramentas de edição, ou seja, você pode reposicionar uma foto, adicionar efeitos para deixá-la mais atraente em suas publicações e também fazer ajustes, como controle de cor, brilho e contraste. A edição automática também é um dos destaques deste app, pois aplica retoques na sua foto sem dar trabalho.

Afterlight: O Afterlight oferece mais de 15 ferramentas de ajuste, quase 60 filtros, mais de 65 texturas e uma série de outros recursos. Outro aplicativo de ponta quando o assunto é a edição de imagem dentro do celular. O programa tem um visual clássico de editor de imagem, sendo organizado de modo totalmente intuitivo, o que torna mais fácil para quem não conhece o programa.

Nele você consegue recortar e fazer breves ajustes, mas também adicionar molduras, aplicar efeitos visuais e texturas, realçando o que há de melhor nas fotografias. Ele está disponível para Android e custa em torno de 2,50 ao mês.


Descubra Os segredos para aumentar suas vendas por telefone


Essas foram as nossas dicas para você que busca aprimorar as fotos de seus produtos. Em caso de dúvidas, deixe um comentário.

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS