Dicas de Higiene e Limpeza

Qual o melhor pano para limpeza?

14 de julho de 2016
Qual o melhor pano para limpeza?

Muitas vezes na hora da limpeza fazemos o trabalho dobrado e com ainda mais esforço. Isso acontece por não usarmos o material para a função correta. Da mesma forma que existem produtos químicos destinados para cada finalidade, existem panos para cada função, distinguir a utilização deles traz mais praticidade, agilidade e economia. Neste post auxiliaremos em qual o melhor pano para limpeza!

Panos de Microfibra

A flanela já foi a queridinha da limpeza, principalmente pelo baixo custo, e ainda é muito usada para o polimento de joias, porém com evolução da tecnologia ela foi substituída pela nova sensação da limpeza que são os panos de microfibra.

Materiais feitos com microfibra são interessantes por terem a possibilidade de limpar a seco, além de não riscar e não soltar fiapos. Esses produtos são ótimos na limpeza de lentes de câmera fotográfica, óculos, vidros, espelhos, latarias de carros entre outros.

Ele é ótimo para lustrar a superfície, para maior eficiência combine com produtos químicos específicos para a função pois eles possuem silicone, formando uma camada sob a superfície, impermeabilizando e protegendo contra a umidade e poeira.

Outra vantagem deste material é que ele não levanta a poeira, todos resíduos ficam no próprio pano, uma mão na roda para os alérgicos de plantão. Você encontra o pano em diversas cores, o que permite diferenciar seu uso por cômodo da casa.


Confira O poder da microfibra na limpeza


Panos Multisec

Ao secar uma superfície, ficamos torcendo o pano várias vezes, isso acontece pois o pano utilizado não é o ideal para tal limpeza. Para secagem são necessários materiais com alta absorção. Existem no mercado panos que absorvem até 400 ml, um pouco mais que uma latinha de refrigerante, são chamados de Panos Multisec, feitos de PVC. A principal vantagem é que seca sem manchar ou arranhar, muito útil para secagem de veículos.

Panos Multiuso

Se você quer evitar ficar no tanque de lavar a solução é usar panos multiuso descartáveis. Alguns panos têm uma fabricação especial que os tornam mais resistentes e superabsorventes, assim a sujeira e gordura são retidas com mais facilidade, são ótimos para auxiliar na pia de cozinha, além de serem muito práticos, são encontrados também em pacotinhos, que podem ficar dentro do carro ou da bolsa, e quando ocorrer algum imprevisto você pode utilizá-lo para auxiliar na limpeza. Existem no mercado várias opções de cores e tamanhos.


Saiba mais sobre Os panos multiuso na limpeza e aproveite também para conhecer o Pano Wiper


Muitas vezes usamos roupas velhas como pano de chão, porém são tecidos delicados, rasgam com facilidade e por conta de seu material eles não fazem uma limpeza tão eficiente. O ideal é usar saca alvejada que, é um pano fabricado justamente para limpeza do piso, contém 100% algodão, resistente para limpeza pesada e se conservado corretamente pode ter durabilidade aproximadamente de 1 ano.


Toalhas e panos de prato são os mais contaminados por germes na sua casa


Você sabe como conservar seus panos de limpeza? Para que eles durem é preciso que sejam lavados assim que terminar a tarefa, pois quanto mais tempo ficarem sujos mais difícil será retirar os resíduos e manchas. Muitas pessoas acham que não se pode colocar dentro da máquina pois pode danificá-la. Isso é um mito. Porém é necessário tomar alguns cuidados na hora da lavagem. Primeiramente lave no tanque para tirar a sujeira mais grossa, depois coloque na máquina, mas não lave com as roupas, apenas com tapetes. Para higienizá-los você deve usar detergente líquido. Para a secagem a indicação é que não sejam expostos ao sol, pois ele deixa o tecido endurecido e degrada as fibras, o certo é secar a sombra.

Lembre-se para lavar e secar use panos em PVC que são conhecidos também como toalha multisec, na limpeza pesada e do chão o ideal é a alvejada, no polimento de joias opte pela flanela, para tirar o pó prefira panos de microfibra e para dar brilho e prolongar a duração dos móveis combine com algum produto específico.

E aí, descobriu qual o melhor pano para limpeza? Você tem algum pano em especial que goste muito? Conte para a gente nos comentários!

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS