Dicas de Higiene e Limpeza

Qual o melhor Mop para a limpeza?

16 de fevereiro de 2018
Qual o melhor Mop para a limpeza?

Após um bom tempo o mop finalmente está se tornado popular no Brasil. Pra quem não sabe a história, o mop foi criado pelo americano Cassius Whitem em 1875 que queria aperfeiçoar a vassoura comum. O primeiro mop (esfregão em português), era feito em madeira e algodão, porém, acabou popularizado pela empreendedora Joy Mangano, que virou até filme: “Joy” interpretado pela atriz Jennifer Lawrence. Sua ideia principal era: agilizar a limpeza sem sujar as mãos.

Os mops estão se tornando muito comuns atualmente no Brasil, principalmente na área empresarial, onde é necessário uma maior praticidade e agilidade no momento da limpeza. Mas, qual o melhor mop para limpeza? Essa resposta dependa da sua necessidade.


Entenda Porque você deve trocar sua vassoura por um mop na limpeza


Os Mops:

Existem vários modelos de mops que hoje são comercializados no mercado. O mais importante que você deve saber é que dentro dessa variedade existem dois tipos: O mop úmido e o mop pó (seco).

  • Mop úmido

    O mop úmido é uma ferramenta para ser trabalhada de forma úmida, ou seja, com o uso de água e produtos químicos. Seu grande diferencial está no fato de você não precisar entrar em contato com a água suja quando estiver lavando uma superfície. É extremamente higiênico e prático de usar.

  • Modelos de mop úmido

Mop rotatório: O mop rotatório torna a limpeza extremamente prática. Nele, você consegue comprar o kit completo do mop de uma só vez. Fazem parte do kit: o cabo, o refil e o balde. Em um dos baldes do mop rotatório você encontra uma centrífuga, que opera de forma rápida para que o refil do mop fique seco em poucos segundos, sem que você precise colocar as mãos na água suja.

Outra qualidade é o fato de que o mop pode ser articulado em um ângulo de 180° para facilitar ainda mais a remoção da sujeira em locais mais difíceis, como os cantos da parede e na parte de baixo dos móveis.

Mop esfregão: O mop esfregão ou mop água foi produzido para trabalhar em limpezas úmidas. Desenvolvidos em refis de algodão e microfibra.

No caso dos mop esfregão, é necessário que você compre as peças do kit separadas (balde, cabo, suporte e o refil). Em contrapartida, quando você adquire as peças separadamente, profissionais especializados na área de higiene e limpeza relatam que a durabilidade do mop acaba sendo muito maior.

Flat mop: O flat mop é a última novidade do mercado de mops, um mop úmido mas com o mesmo design de um mop seco. Sua principal vantagem é o seu modelo, que por ser retangular consegue efetuar uma melhor limpeza nos cantos dos móveis e paredes. A lavagem do refil também é extremamente prática e por não ter rotação em centrífuga, também aumenta a durabilidade do refil do mop.

  • Mop pó

O mop pó ou mop seco, como o nome já diz, foi desenvolvido para fazer limpezas a seco, sem a utilização de água ou de produtos químicos. Ele também é muito vantajoso para alérgicos, pois, ao contrário da vassoura, o mop não levanta pó na hora da limpeza.

É importante ressaltar que a versão seca do mop deve ser usada somente em pisos secos. É eficaz para remover a poeira e resíduos menores, que se acumulam no dia a dia. Para recolher sujeiras em maior volume, o aspirador é a opção mais prática.

O kit é composto pelo cabo, suporte e refil. O refil pode ser de algodão, acrílico ou microfibra. Na compra do mop pó, o mais importante é que você entenda quais as funcionalidades de cada refil.

Refil algodão: Os mops com refil em algodão são uma excelente opção para quem procura um produto com ótimo custo-benefício. Ele oferece uma ótima qualidade e por se tratar de algodão, tem uma boa durabilidade. O ponto negativo do desse mop fica por conta do algodão geralmente não segurar a sujeira, muitas vezes apenas a empurrando. Esse é um problema que os outros materiais de mop não possuem, explicaremos a seguir.

Refil acrílico: Diferente dos de algodão, o mop em acrílico é eletrostático, o que proporciona uma limpeza mais eficiente, pois segura a sujeira no refil com mais facilidade. Com tamanhos que variam de 40 cm a 120 cm de acordo com a necessidade de cada usuário, podendo, de forma ágil, limpar diversas áreas em pouco tempo. É o preferido em locais com grande circulação de pessoas, como lojas e shoppings. Todos os tipos de refis pó podem ser lavados, gerando muito mais economia.

Refil microfibra: Os mops com refil em microfibra são considerados os mais modernos e eficientes do mercado. Assim como os de acrílico, os refis de microfibra são eletrostáticos, tornando a limpeza mais prática, pois a sujeira também gruda na microfibra. Outro ponto importante neles é o fato da microfibra também limpar áreas que estão engorduradas, assim você também pode usá-lo quando for desengordurar superfícies. A limpeza de automóveis também pode ser feita com o mop microfibra, pois não corre o risco de riscar a lataria do carro.

  • Mop combinado

Os mops combinados chegaram ao mercado para que você consiga efetuar tanto limpezas úmidas, quanto secas, tudo isso com o mesmo mop. São novidades no mercado e ainda não são tão conhecidos pelo público em geral.

  • Modelo de mop combinado

Mop spray: O mop spray é semelhante ao modelo do mop pó. Seu diferencial está no reservatório que é encontrado no cabo, nele você pode armazenar água ou produtos de limpeza, podendo acioná-lo como spray em direção a superfície que está sendo limpa, deixando-a úmida.

É um mop extremamente versátil, pois ao mesmo tempo que você está fazendo uma limpeza a seco para a retirada do pó, também pode ser executada uma limpeza de forma úmida, graças ao spray.


Esperamos que esse post tenha tirado as suas dúvidas e tenha lhe auxiliado para adquirir o mop que mais se adequá a sua necessidade. Em caso de dúvidas, deixe um comentário.


Veja também: Qual o melhor pano para limpeza


 

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS