Dicas de Higiene e Limpeza

O que você precisa saber antes de uma limpeza pós-obra

9 de março de 2018
O que você precisa saber antes de uma limpeza pós-obra

A entrega de uma obra é um ponto chave na relação entre o contratante e o contratado. Neste momento tão importante, é muito comum construtores, arquitetos e até mesmo particulares enfrentarem um problema chamado: sujeira pós-obra.

É extremamente frustrante entrar em um imóvel sujo e com a aparência de inacabado. Portanto, mostraremos como efetuar uma correta limpeza pós-obra, para que você resolva tudo de forma eficiente.


  • Passo a passo para efetuar a limpeza

1. Luvas: Antes de qualquer limpeza , coloque as luvas para proteger as suas mãos e a sua saúde.

2. Dê adeus ao pó e a sujeira grossa: O primeiro passo na limpeza pós-obra é a retirada do pó e da sujeira mais grossa. O recomendável é a utilização de um aspirador de pó, pois consegue retirar facilmente a poeira, caso não tenha a disponibilidade, utiliza uma vassoura. No caso da sujeira mais grossa (como de materiais de construção) utilize raspadores ou espátulas, pois eles ajudam a soltar a sujeira incrustada.

Muitas pessoas acabam se confundido e acabam pensando que o limpador deve ser aplicado antes da retirada do pó, e isso não é o indicado.

3. Azulejo das paredes: Caso você tenha paredes de azulejo, utilize o detergente clorado para remover a sujeira impregnada, caso a parede esteja suja apenas com poeira, passe um pano úmido.

4. Limpador pós-obra: Após a retirada do pó, você deve aplicar o limpador pós-obra. É importante que antes da aplicação, ele seja diluído em água. O produto deverá remover todas as incrustações causadas por cimento, reboco e argamassa. Caso essas incrustações não se soltem apenas com o limpador, você deverá passar o raspador ou uma espátula, que auxiliará na retirada da sujeira, tornando também o processo mais rápido.


  • Materiais e produtos necessários para limpeza pós-obra

Para cada tipo de sujeira, é possível encontrar produtos com alto desempenho e seguros se utilizados da maneira correta, não podendo esquecer dos equipamentos de proteção apropriados.

1. Limpador pós-obra: O limpador pós-obra é o principal produto que você precisa ter em mãos para efetuar este tipo de limpeza. Ele é extremamente versátil. Perfeito para a remoção de cimento, argamassa e cal em pisos e rejuntes. Outra função em que ele também é importante é na limpeza de pisos brutos, como os de pedra de ardósia e mineira. Em sua utilização é importante saber que: esse produto deve ser diluído antes de utilizado, e não derramado direto na superfície a ser trabalhada. Esse produto não é indicado para utilização em madeiras, pois é abrasivo e rígido, não reagindo bem e danificando a madeira. Para essa função, é indicado a utilização de luvas contra agentes químicos, por se tratar de um produto ácido e que pode causar problemas a saúde.

2. Espátulas e Raspadores: As espátulas e os raspadores irão lhe auxiliar na remoção do cimento ou argamassa que ficar encrustado entre os materiais. Caso o limpador não consiga fazer toda a limpeza necessária, as espátulas podem finalizar o trabalho. Sua utilização é indicada também para o início da limpeza, tirando a sujeira mais grossa e depois, podendo aplicar o limpador pós-obra.

3. Baldes e Panos: Os baldes serão importantes para umedecer os panos. Panos esses que de preferência devem ter uma espessura grossa, para que aguentem a limpeza de superfícies mais rígidas. Uma boa dica é o Pano Wiper, que é um pano multiuso extremamente forte e descartável. Para saber mais sobre ele, clique aqui. Outra boa dica para essa limpeza é o balde com espremedor, que por ser profissional não tem a necessidade do contato das mãos com a água suja, agilizando a limpeza por também não precisar “torcer” os panos.

4. Máquina lava jato: A máquina lava jato é essencial para tirar incrustações de pisos. Graças a sua potência, ela facilita muito um trabalho que poderia ser bem mais trabalhoso, caso você não tenha uma, opte por uma mangueira e um esfregão, que farão o mesmo serviço, porém com um pouco mais de tempo.

5. Detergente Alcalino: A utilização de detergente é importante principalmente se a obra tiver lajotas e paredes de azulejo. Diferentemente do limpador pós-obra, o detergente alcalino garante uma limpeza sem danos ao azulejo, que é um material frágil.

6. Limpa vidros: Os limpadores de vidros também são necessários pois após a obra, as janelas geralmente ficam imundas. Este é um produto simples e prático que pode resolver seu problema tranquilamente. Para saber mais sobre a limpeza de janelas, clique aqui.

7. Luvas: Para a sua segurança, use luvas para proteção contra os agentes químicos que podem ser danosos a sua pele e também a sua saúde. A limpeza pós-obra envolve riscos pela utilização de produtos químicos que muitas vezes fazem mal para o nosso organismo. Então não esqueça: sua segurança vem em primeiro lugar.


Não esqueça de incluir a limpeza do pós-obra no orçamento da construção. Ela deve ser feita com produtos e equipamentos próprios ou por empresas especializadas.

Esperamos que nossas dicas tenham lhe auxiliado, em caso de dúvidas ou sugestões, deixe um comentário.


Leia também: Dicas de limpeza para quem tem crianças em casa


 

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS