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O que é o mapa da empatia e como ele pode aumentar suas vendas

27 de setembro de 2017
O que é o mapa da empatia e como ele pode aumentar suas vendas

Você já imaginou como seria se você conseguisse entrar na mente de seus clientes? Pode parecer impossível, mas existem ferramentas que podem simular esse pensamento, trazendo resultados muito interessantes.

Uma dessas ferramentas é o mapa da empatia. Ele auxilia na construção dos perfis ideais de nossos clientes, com base em seus sentimentos.

O que é o mapa da empatia?

Antes de entendermos o mapa da empatia, precisamos deixar claro o que é o sentimento chamado empatia, pois muitas pessoas não sabem seu real significado.

Poderíamos definir a empatia como a capacidade de se colocar no lugar do outro. De compreender a sua visão da realidade, sua postura e opiniões livre de preconceitos. A empatia pode ajudar não só os outros, como também a nós mesmos.

Compreendendo o que é empatia e tendo a sensibilidade para entender o seu público, você já pode começar a colocar as ideias em cima da mesa e pensar em produzir o seu mapa.

Como a imagem nos mostra, o mapa é dividido em seis perguntas relacionadas ao seu cliente, veja o que cada pergunta representa:

O que ele pensa e sente?
Nesse tópico é importante questionar o que seu cliente pensa e sente. Como ele se sente em relação ao mundo? Quais as suas preocupações? Quais são os seus sonhos?

O que ele escuta?
Aqui, o importante não é só que ele ouve sonoramente, e sim as influências que recebe das diversas fontes que estimulam. Quais pessoas e ideias o influenciam? Quem são seus ídolos? Quais suas marcas favoritas? Quais produtos de comunicação consome?

O que ele vê?
O importante aqui é quais são os estímulos visuais que o inspiram, busque responder as perguntas:

  • Como é o mundo em que ele vive?
  • Como são seus amigos?
  • O que é mais comum no seu cotidiano?

O que ele fala e faz?
Este item tem relação com o consumo, desde quando a decisão de compra é tomada e por que ela é feita. Sobre o que seu cliente costuma falar? Ao mesmo tempo, como age? E os seus hobbies?

Quais são suas dores?
As dores na verdade são as dúvidas e os obstáculos que seus clientes encontram para adquirir o seu produto. Quais são os medos do cliente? Que obstáculos precisa ultrapassar para conseguir o que deseja? Quais suas frustrações?

Quais seus ganhos?
Aqui é o que você pode colocar em prática para impressionar o seu público-alvo. Onde ela quer chegar? O que acabaria com seus problemas? Quais as suas possibilidades?

E como o mapa da empatia pode aumentar suas vendas?

Transmitir empatia para as pessoas é muito significativo, pois permite que você, empreendedor, tenha clareza da sua posição sob a perspectiva dos seus consumidores, assim o cliente entende que comprar de você se torna diferente das outras empresas, pois você entende quais são seus pontos de vista e suas necessidades.

O que será posto na sua tabela dependerá de como seus clientes são, traçar o perfil se tornará mais fácil:

O que desenvolve a relação entre o cliente e a marca não é só um negócio bem resolvido, essa relação precisa ir além, deve conectar o cliente com a marca. Quando isso acontece, fica mais fácil a relação com todo o seu público-alvo, resolvendo a sua antiga dificuldade de identificar seu público.

Portanto, se você está com dificuldades em fidelizar seu cliente ou não consegue efetuar suas vendas, uma ótima opção é fazer o mapa da empatia. Descubra o perfil de quem você deseja vender seus produtos, de um jeito simples e rápido.

Em caso de dúvidas, deixe um comentário.

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