Dicas de Vendas

Conheça as 12 palavras mais vendedoras

1 de abril de 2015
Conheça as 12 palavras mais vendedoras

Para aumentar suas vendas é importante usar as palavras certas. Conheça algumas expressões poderosas.

1. NOME

Nunca converse com um cliente sem citar o nome dele várias vezes, pois o nome é o som mais doce para uma pessoa. Parece óbvio, mas há vendedores que ficam horas a fio com um cliente e só perguntam o nome dele na hora de preencher o pedido. Quer vender mais? Pronuncie o nome do cliente sorrindo com os olhos. Você não vende para uma entidade cósmica e, sim, para uma mente com um rosto. 

2. DIMINUIR / ELIMINAR / EVITAR

Segundo nossa pesquisa, essas 3 palavras estão em segundo lugar no topo das mais vendedoras de todos os tempos. Não importa o que você vende, diga ao cliente: “Meu produto elimina a sujeira em até 17%”, “Ele diminui os índices de alergia em 50%”. Levante o problema do cliente e diga a seguir: “Para evitar isso é que eu estou aqui”. Afinal, você é um detetive de necessidades e um apresentador de alternativas de soluções.

3. RESULTADO

As pessoas adquirem esse produto/serviço por causa de resultados. Nenhuma empresa vive de vendas, vive da satisfação dos resultados dos seus clientes.

4. IMAGINE

Se imaginação vale mais que conhecimento, segundo Einstein e estamos vivendo na Década da Imaginação, então, use a palavra “imagine” para vender: “Senhor Cardoso, imagine os resultados que conseguirá com este meu produto/serviço, imagine a ausência deste problema que solucionaremos, imagine que a mercadoria não custa nada, pois se paga por si só, imagine os elogios que receberá por ter tomado essa decisão”.

5. NOVO

Tudo que é novo tende a chamar a atenção, suscitar curiosidade. Então, abuse da palavra: “Este é um novo produto para se conseguir esse resultado”.

6. MERECE

Não importa o que o cliente diga, ele sempre merece. Se ele disser: “Seu preço está alto”, diga-lhe: “Senhor Cardoso, o senhor merece adquirir o melhor pelo menor”.

7. FÁCIL

Demonstre o que você vende e comente: “Fácil manuseio, fácil manutenção, fácil utilização no dia a dia, fácil de operar, fácil retorno do investimento, fácil revenda”. 

8. CONFIANÇA

Vender é agregar valor de confiança: confiança em você, em sua empresa e, depois, em seus produtos/serviços. Por isso, diga: “Nós temos muito clientes satisfeitos e eles fazem negócios conosco por causa da relação de confiança que construímos” ou “A confiança que os clientes têm nesse produto…”.

9. ECONOMIA

Experimente argumentar com um cliente que acabou de afirmar que carros funcionais são caros: “Senhor Souza, pense na economia que fará com a mão de obra difícil, na economia de aborrecimentos e estresse dos funcionários”. 

10. DESCONTO

Em muitas áreas, vender ainda é atrair pelo preço baixo, conseguir prestígio pelo preço alto e vender pelo preço intermediário. Há uma atração incrível em vendas quando você diz a um cliente prospectivo: “Eu vou brigar por um desconto para o senhor…”.

11. CONCORDA

É uma palavra tão poderosa, mas tão esquecida, que quase ninguém a usa como recurso de venda. Para vender mais deixe o cliente falar, mas é preciso que você o escute ativamente. Para isso, apresente um benefício interessante, seguido de uma pergunta de concordância, assim: “Conseguir os mesmos resultados com uma peça que lhe dá o triplo de durabilidade e metade dos custos de manutenção é um bom negócio, concorda?”; faça um silêncio empático, ouça a resposta ativamente e prossiga como um diagnosticador de problemas e gerador de soluções. 

12. POSSO

É uma das mais antigas e mais modernas palavrinhas do planeta vendas. É moderna porque em tempos de Marketing da Permissão vender é ter “agressividade afetiva”, perguntando ao cliente: “Posso lhe dizer como aumentar seu faturamento em 17% na área tal e já no segundo bimestre? Posso lhe contar como seus concorrentes estão ganhando pontos no mercado?”. Vender é ainda solicitar o pedido, portanto, abuse do posso: “Posso encomendar duas peças para começar? Posso lhe entregar segunda pela manhã ou terça pela tarde?”.

Bem, cada negócio tem suas palavras vendedoras. Existem muitas outras que são excelentes como lucro, ganhar, qualidade, beneficia, grátis, prestígio, proposta, serviço, prático, facilita, maior, menor, melhor, combina, prolonga, rende, dispensa, remove, verdade, valor, otimizar, poderoso, direito, dinheiro e segurança, mas as 12 que apresentamos são as essenciais para você atingir mais cedo suas metas de vendas. Você merece!

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS