Conteúdo

Como fazer uma mudança mais organizada e ágil

3 de agosto de 2018
Como fazer uma mudança mais organizada e ágil

Está se preparando para uma mudança? Se você já fez alguma, sabe o quanto isso pode virar uma bola de neve. Problemas acontecem geralmente quando esses momentos de transição são feitos em cima da hora e muito mal planejados, portanto, compilamos algumas dicas rápidas e simples, que lhe darão uma boa ajuda nesse momento complicado chamado mudança.

  • Planeje-se

Isso pode soar engraçado, pois é meio óbvio que você precisa se planejar para uma mudança, certo? Porém, se planejar não é apenas separar caixas e deixar tudo organizado alguns dias antes. Muitas pessoas não sabem, mas os serviços essenciais, como: luz, internet e telefone devem ser agendados previamente, e podem levar de 2 a 15 dias para serem instalados.

Isso deve ser feito previamente, principalmente em relação a luz, que gerará um grande incomodo se não estiver funcionando enquanto a mudança está acontecendo ou após ela ser concluída, telefone para a empresa para mais informações.

Também é importante se atentar na voltagem da tomada, cuidado para não instalar seus aparelhos eletrônicos de 220 V em tomadas de 110 V, e vice-versa. Se os seus aparelhos são bivolt, você não precisa se preocupar com isso.

  • Faça um checklist

As listas são grandes companheiras nesses momentos de mudança, elas são úteis para mudanças residenciais e principalmente caso a sua empresa esteja se mudando para outro estabelecimento. Isso porque a mudança empresarial necessita de muito mais trabalho, devido à quantidade de pertences a serem deslocados.

É aí que entram as listas, pois elas sempre podem ajudar você a se instruir na mudança, fazendo você não esquecer de nenhum item e também um passo a passo do que deve ser feito antes e depois.

  • Descubra em quais horários é possível efetuar a mudança

Alguns condomínios têm regras para mudança, são dias específicos e horários limites para que as mudanças sejam efetuadas. Se informe para não ter problemas com a vizinhança e com o síndico já no seu primeiro dia de casa nova. Fuja dessa incomodação respeitando as regras do condomínio.

  • Troque a correspondência

Antes da mudança, não esqueça de trocar a correspondência, para continuar recebendo tudo que recebia em sua caixa de correio no novo lar. Se a sua antiga residência já for ocupada, faça “amizade” com os novos inquilinos, e peça para ele avisá-lo caso alguma correspondência continue sendo enviada no seu nome para lá.

  • Caixas com cortes laterais, materiais de identificação e plástico bolha

As caixas com cortes laterais ajudarão você a carregá-las com mais facilidade. Se você não encontrá-las com as aberturas feitas, basta pegar um estilete e fazer os cortes nas laterais.

Os materiais de identificação também devem ser comprados com antecedência, são eles: fitas, pincel atômico, adesivos para rotular, tesoura e plástico bolha. Ferramentas que não podem faltar para quem busca uma mudança organizada e segura.

  • Etiquetar e separar as caixas por cômodo ou departamento

Etiquete as caixas já indicando em qual cômodo elas serão destinadas, isso tornará a bagunça menor. Para que você não as carregue e deixe uma por cima da outra, tendo que abrir e reconhecer aonde vai cada coisa. Com isso, você poupará tempo, pois todas as caixas estarão destinadas e serão armazenadas no cômodo que elas pertencem, tornando o reconhecimento, a retirada dos itens das caixas e a arrumação do quarto muito mais rápida.

No caso das mudanças empresariais, essa é uma grande alternativa para não misturar os pertences que muitas vezes são parecidos. Isso fará com que tudo fique dividido por setor, facilitando a instalação de tudo quando a mudança for descarregada.

  • Roupas de cama e cobertas sempre podem ajudar

Se você está querendo proteger equipamentos mais delicados, como televisões, ou móveis e itens de vidro ou cristal que necessitam maior delicadeza, uma boa dica é aproveitar o embalo e protegê-los com as roupas de cama e cobertores, já que os mesmos também terão que ser transportados. É basicamente juntar o útil ao agradável.

Uma outra boa dica é utilizar as almofadas e até o bichos de pelúcia para colocar entre os itens frágeis nas caixas, assim você estará os transportando e automaticamente protegendo as peças mais delicadas.

  • Tire fotos dos cabos e instalações

Caso você tenha diversos aparelhos eletrônicos, que necessitam de uma grande quantidade de cabos, uma boa dica é fotografar as instalações. Isso tornará a instalação dos mesmos mais fáceis, pois você saberá exatamente onde cada cabo deve estar.

  • Pratique o desapego

Se você está se mudando, também está renovando o seu lar. Nesse momento tudo que você não precisa é levar entulhos e bugigangas para a sua nova casa. Pratique o desapego e leve só o que você realmente precisa e usa, assim sua mudança se torna menor e você não amontoará novamente o que já nem usa mais.

  • Realize um backup dos arquivos de computadores

Essa também é uma boa dica, principalmente para empresas que possuem uma grande quantidade de dados que não podem correr o risco de serem perdidos. Portanto, faça sempre um backup de todas as máquinas para garantir que a sua empresa volte logo em pleno funcionamento.

No caso das mudanças residenciais, ele também é uma boa ideia, caso você tenha dados do trabalho em seu computador ou arquivos que são importantes para você. Trate o backup como uma precaução.

  • Convoque amigos para te ajudar na mudança

Se você tem amigos ou familiares que podem te ajudar, convoque-os! É sempre bom ter uma ajuda a mais, isso tornará a mudança mais ágil. Mas é importante lembrar que a partir do momento que você recebe ajuda, também deve estar disposto a ajudar quando seus amigos também solicitarem aquela mãozinha na mudança deles.

  • Mala e mochila da salvação

Quando você for fazer uma mudança, nunca esqueça da mala que vai salvar a sua vida na primeira noite. Nela você deve levar, pelo menos, dois conjuntos de roupas extra, e também uma roupa velha para o outro dia da mudança. Itens de higiene pessoal também são imprescindíveis, assim como um cobertor e um travesseiro para você passar a primeira noite.

Na mochila leve um carregador de celular, remédios (caso precise tomar) e um lanche rápido, que sempre pode te ajudar. Uma outra boa dica é já separar o dinheiro para pedir comida, pois você e seus amigos provavelmente estarão cansados e com muita fome após um dia de mudança. Com tudo ainda para ser instalado, você não conseguirá fazer refeições no primeiro dia, então já se prepare para isso.

  • Embale os gaveteiros e leve as roupas já nos cabides

Embale os gaveteiros com papel filme, se possível, já leve as roupas leves dentro dele, isso será um trabalho a menos, já que você não precisará esvaziá-los e depois ter que colocar tudo de volta.

No caso das roupas nos cabides, opte por não tirá-las. Pegue sacos de lixo e armazene as roupas sem dobrar, esticadas nos próprios cabides. Isso também lhe poupará tempo, pois será necessário apenas tirá-las dos sacos e já colocá-las diretamente no cabideiro do armário que serão alocadas.

  • Caixa de ferramentas

Mas não esqueça… Ter uma caixa de ferramentas em uma mudança é praticamente uma lei. Isso porque imprevistos vão ocorrer e você sempre vai precisar de ferramentas para auxiliá-lo nestes percalços. Não deixe faltar, é a primeira coisa que você deve levar.


Esperamos que nossas dicas possam auxiliar você, que busca uma mudança mais prática e ágil. Em caso de dúvidas, deixe um comentário.

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS