Dicas de Higiene e Limpeza

Como eliminar a gordura na limpeza de uma vez por todas

25 de maio de 2018
Como eliminar a gordura na limpeza de uma vez por todas

A gordura é um problema que assombra muitos de nós, isso porque é quase impossível evitá-la. Quando estamos cozinhando, é quase inevitável os respingos de óleo pelo fogão. De um jeito ou de outro, a gordura irá se propagar pela cozinha, pois quando cozinhamos com óleo, ela também se transforma em vapor e, invariavelmente, acaba se espalhando pelo ar, atingindo diversas superfícies da cozinha, desde o fogão até os armários.

Quem usa a cozinha diariamente sabe que mesmo não fazendo fritura, os armários, eletrodomésticos e móveis acabam ficando impregnados com gordura se uma limpeza ao menos semanal não for feita. Para isso, é importante saber como efetuar a limpeza da maneira correta e quais os produtos que você deve utilizar.

  • Como eliminar a gordura?

A gordura nada mais é que ácido graxo, um ácido com ph extremamente baixo, e para combatê-lo, é necessário a utilização de um produto com ph elevado. Os produtos mais eficientes para quebrar as moléculas de gordura e automaticamente eliminá-la são os produtos com cloro ativo.

Detergente clorado: Desenvolvido especialmente para a limpeza de superfícies, esse detergente contém cloro em sua formulação, o que lhe proporciona um maior poder alvejante que os demais.

Por não possuir fragrâncias, também é indicado para limpeza em estabelecimentos que lidam com manipulação de alimentos, já que também atende toda a legislação vigente ao setor.

Um dos favoritos do ramo é o Up Clor, da linha Up Pro Nobre. Detergente altamente concentrado com alto poder de limpeza. É extremamente indicado para higienização, limpeza e desinfecção das indústrias do ramo alimentício e cozinhas industriais.

Mas se engana quem pensa que a gordura é apenas a que fica nas superfícies de fogões, pias e armários. Muitas vezes, devido a falta de limpeza, os vidros também podem ser afetados pela gordura. Em restaurantes e panificadoras, devido a grande utilização de óleo, as janelas e coifas podem ficar encrustadas de gordura, pois acabam se acumulando com o tempo. Para essa limpeza, o ideal é a utilização de um desincrustante.

Desincrustante: Esse é o produto ideal para limpar coifas, chapas, grelhas de churrasco e vidros de forma profunda. A fritura dos alimentos gera a evaporação de partículas que se acumulam nessas superfícies. Se as superfícies das mesmas não forem higienizadas rotineiramente com um desincrustante, elas oxidam e se tornam difíceis de serem removidas.

               

As chapas, tão comuns em lanchonetes e também em restaurantes, devem ser higienizadas com um desincrustante, garantindo uma limpeza mais profunda do material. É importante que você lave as chapas após essa limpeza, para garantir que não fiquem partículas do produto na chapa, podendo causar problemas de saúde aos clientes.

Detergente: O detergente também é uma boa alternativa, principalmente para limpezas mais leves, como a de louças, talheres e utensílios de cozinha. É claro que ele não terá o mesmo poder desengordurante do detergente clorado, mas para limpezas mais simples e rápidas, o detergente é uma boa alternativa.

Detergente amoníaco: O detergente amoníaco também é uma ótima opção para a limpeza de gordura. Isso porque a amônia é um produto químico que quebra o ácido graxo com certa facilidade. É altamente indicado para a limpeza de box de banheiros e pisos de cerâmica. Ele não tem o mesmo poder desengordurante do detergente clorado, logo é indicado para tarefas em que o cloro é danoso a superfície.

Mas de nada adianta você ter os produtos certos em mãos e não saber como efetuar essa limpeza, por isso, é importante que você sempre leia as instruções e recomendações do fabricante e também seguir as nossas dicas.

  • Maneira ideal de efetuar a limpeza

Quando falamos de limpeza de gorduras, falamos de limpeza com manipulação de produtos químicos. O mais importante quando se trabalha com este tipo de material é a diluição na água, ou seja, você nunca deve jogá-los em uma superfície de maneira direta (sem mistura de água).

Vale lembrar para sempre ler as instruções do fabricante, garantindo assim a utilização do produto de uma maneira segura e eficiente.

  • Diluição em água

Aqui está um ponto onde não podemos afirmar uma diluição e dar como certa, afinal cada fabricante tem fórmulas diferentes. Falaremos sobre a diluição baseada nos produtos Nobre, que são a linha de produtos químicos com a qual trabalhamos.

Up Clor (detergente alcalino): No caso do detergente alcalino, a diluição deve ser feita na proporção 1:100 para limpezas leves, 100 ml do produto para 10 litros de água e para limpezas pesadas 1:40, 100 ml para 4 litros de água.

Up Decrust (desincrustante): No caso do desincrustante, a diluição deve ser feita na proporção 1:40 para limpeza em geral, 100 ml do produto para 4 litros de água e para limpezas pesadas 1:10, 100 ml para 1 litro de água;

Up Amoniac (detergente amoníaco): Para o detergente amoníaco, a diluição deve ser feita na proporção 1:100 para limpezas leves, 100 ml do produto para 10 litros de água e para limpezas pesadas 1:10, 100 ml para 1 litro de água.

Esperamos que nossas dicas tenham lhe auxiliado na remoção da gordura em sua cozinha. Em caso de dúvidas, deixe um comentário.

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS