Dicas de Higiene e Limpeza

O barato pode sair caro: dicas para não entrar numa fria na compra de produtos de limpeza

27 de julho de 2018
O barato pode sair caro: dicas para não entrar numa fria na compra de produtos de limpeza

No atual mercado, existem diversas marcas de produtos de limpeza. Devido a alta competição e demanda, as empresas desenvolvem produtos pensando em diferentes públicos.

O grande problema é que algumas empresas extrapolam no assunto corte de gastos e só se importam com preço, gerando produtos de higiene e limpeza que não oferecem o que prometem. É nisso que você precisa ficar atento, pois de nada adiantará um produto de limpeza ser barato, mas pouco efetivo.

Estes materiais podem ser de diversas áreas da higiene e limpeza, como: limpadores, panos, sacos de lixo, luvas, entre outros. Confira quais são os pontos que você deve se atentar.

  • Concentração de limpadores

A concentração do limpador é essencial para garantir a eficiência do produto. Existem diversos limpadores no mercado com um preço muito abaixo da média, mas que contém uma concentração muito menor de ativo, limpando ou durando pouco.

Quando você for comprar um limpador clorado, por exemplo, é importante que você fique atento na concentração de cloro. Essa informação lhe dará um parâmetro se o produto é eficaz ou não. Outra vantagem é a economia, pois quando o produto tem uma maior concentração dos químicos que agem diretamente na limpeza, a diluição se torna maior. Isso gera economia, pois você utilizará menos produto.

O mesmo vale para os limpadores amoniacais, desincrustantes, detergentes e limpa vidros.

  • As micras de um saco de lixo

Os sacos de lixo que geralmente encontramos tem de três a seis micras de espessura, isso representa o quão resistente um saco de lixo é. Hoje, a maior produção de sacos de lixo é de composição reciclável, e dentro dos recicláveis, opte pelos que possuem uma maior quantidade de micras, isso garantirá um saco de lixo mais resistente, graças a sua maior espessura.

Já os sacos desenvolvidos para aguentar grandes quantidades, podem ter o dobro de micras de espessura do saco de lixo comum. também podem ser feitos de material virgem, por isso são mais fortes e resistentes.

Um saco de lixo que possui uma espessura muito fina não suporta muito peso e rasga-se com facilidade, estes são mais indicados para escritórios, onde as lixeiras serão utilizadas mais para papéis e materiais leves.

A falta de qualidade do produto gerará um gasto maior de sacos de lixo, logo o saco mais barato pode sair mais caro e ainda poderá acarretar riscos à saúde das pessoas e de contaminação da natureza. Para evitar problemas, o ideal é comprar os sacos de lixo mais adequados para a sua necessidade.

  • Certificação das luvas

Quando você for comprar uma luva, o mais importante que você deve buscar é a sua procedência, ou seja, se ela é certificada. A importância do CA (Certificado de Aprovação) é imensa, pois garante que a luva foi testada e aprovada pelo órgão que fiscaliza e autoriza os produtos a estarem aptos ou não ao mercado.

Adquirindo uma luva sem certificado de aprovação, você está botando em risco a sua própria integridade física, afinal a luva não foi testada e aprovada pelo Ministério do Trabalho ou Anvisa. Portanto, procure sempre o CA impresso no punho da luva.

  • Gramatura dos papéis

A gramatura dos papéis é de extrema importância. Isso porque quando o papel possui uma gramatura maior, ele absorve uma maior quantidade de líquidos. Fazendo com que o usuário consuma menos papéis.

Uma boa opção para lugares de grande fluxo de pessoas é a utilização de papel bobina, isso porque eles normalmente possuem 200 m e não necessitam de troca a todo momento, durando muito mais tempo. Além disso, eles estabelecem um controle maior da saída de papel do que os dispensadores interfolhados, o que também gera economia.

  • Produtos com gatilho

Os produtos com gatilho são uma ótima opção para a economia de produtos químicos. Os pulverizadores, por exemplo, são ótimos, pois eles direcionam o jato com o químico e tornam a distribuição do produto mais homogênea. Diferentemente de simplesmente jogar um produto químico em uma superfície ou diretamente em um pano.

Portanto, se você busca diminuir o consumo de químicos de higiene e limpeza, opte pelos produtos com gatilho, eles são uma ótima opção.

  • Dispensadores para copos

Para finalizar, um produto que muitas pessoas querem diminuir o consumo, os copos de plástico. Uma ótima opção é o dispenser para copos Multicopo. Conhecido pela sua praticidade, higiene e poder econômico. Isso se dá principalmente pela tecnologia do aparelho em soltar apenas um copo por vez através de um sistema de clique único que ativa pequenas engrenagens de separação, o que além de bom para o meio ambiente, é excelente para o bolso na hora da economia.

Junto da lixeira para copos Papacopo é a combinação perfeita, isso porque nela você também economizará. Com ela, você gasta menos sacos de lixo, isso graças a sua compactação de copos. Outra vantagem deste produto é a sua versatilidade, servindo tanto para copos de água como para copos de café.

  • Sabonete Espuma

Muitas vezes deixamos o sabonete espuma de lado, pelo fato de ele ser mais caro que os sabonetes líquidos comuns. O que muitos não sabem é que ele rende até três vezes mais que os sabonetes que encontramos normalmente.

Eles são uma ótima opção para quem busca economizar no consumo de sabonetes, especialmente indicados para shoppings, aeroportos, faculdades e locais que possuam um grande tráfego diário de pessoas.

Se você possui uma alta demanda e compra sabonetes líquidos pensando na economia, talvez esteja se enganando. Faça o teste e descubra qual é mais econômico para você.

  • Papel higiênico rolão

O papel higiênico rolão é simplesmente a melhor opção para quem busca reduzir o gasto em papéis higiênicos. Eles estão disponíveis em rolos de 300 m e 500 m, e consequentemente acabam tendo um custo unitário maior que o dos rolinhos de 30 metros.

O que não podemos esquecer é que o barato pode sair caro! Isso porque o rolão se torna muito mais barato se pensarmos no valor proporcional do produto. Se você fizer o cálculo, perceberá que o metro de papel do rolão é mais barato que o do rolinho, fora o fato de que você não precisa ficar trocando os rolos do dispenser a todo momento.


Como vocês puderam perceber, existem materiais de higiene e limpeza que precisamos ter cuidado, não basta apenas olharmos para o preço e concluirmos como a melhor opção. Precisamos estar atentos ao produto, avaliar se ele realmente resolverá o seu problema ou pior, se gerará um problema maior ainda. Fuja disso! Pois o barato pode sair caro.

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS