Conteúdo

A importância dos EPI's na área odontológica

3 de outubro de 2017
A importância dos EPI's na área odontológica

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para clínicas odontológicas, são os produtos que devem ser utilizados para garantir a segurança do profissional e do paciente. Esses equipamentos protegem ambas as partes dos riscos gerados pelo contato com o sangue e outros fluídos, que podem desencadear diversas doenças.

Neste post, vamos mostrar quais são e o porquê da utilização de luvas de procedimento, além dos outros EPI’s, auxiliando você a escolher os profissionais adequados, que utilizam os equipamentos de proteção individuais necessários na área odontológica.


Luvas: As luvas são o principal material utilizado na proteção de ambas as partes. Elas evitam o contato da pele diretamente com o sangue e fluídos corporais. Também protegem o paciente, que muitas vezes não chega 100% desinfectado no consultório (devido ao contato com bactérias externas), além de evitar o contato com os produtos químicos comumente utilizados.

As clínicas devem utilizar as luvas de procedimento cirúrgico e não cirúrgico.

As luvas de procedimento não cirúrgico são utilizadas em processos mais simples. Pelo fato de não serem esterilizadas, são utilizadas em processos como limpezas e colocações de resina em dentes quebrados, já que esses não demandam uma luva esterilizada, por não haver contato com sangue ou fluídos corporais.

As luvas de procedimento cirúrgico são esterilizadas e devem ser utilizadas por dentistas em procedimentos que envolvem contato com sangue e fluídos corporais que possam infectar o dentista e o paciente. É imprescindível sua utilização para uma proteção de ambas as partes, garantindo assim um processo cirúrgico sem infecções. Busque sempre luvas com aprovação da ANVISA e do Ministério do Trabalho.


 

Toucas: As toucas são direcionadas para a proteção do paciente. Já imaginou que desconfortável seria se você estivesse recebendo um atendimento odontológico e um cabelo do dentista caísse em sua boca? Uma extrema falta de higiene, por isso é muito incomum vermos dentistas não utilizando toucas.

Se seu dentista não as utiliza, fique atento, pois é provável que não seja o único equipamento de proteção individual que ele não utiliza.

 


Máscara: Ao respirar sem a máscara o profissional fica extremamente suscetível ao contato de gotículas durante um procedimento, podendo facilmente ser contaminado por vírus. Além da proteção do profissional as máscaras também protegem o paciente, que também poderia ser contaminado pelas gotas de saliva, quando o dentista se aproximasse ou conversasse perto da boca do paciente.

 


 

Óculos: Os óculos trabalham de forma parecida das máscaras, nesse caso, não são utilizados em cima da respiração e sim protegendo a sua mucosa ocular, que pode ser contaminada por um agente que pode estar flutuando pelo ar.

Os óculos muitas vezes são esquecidos pelos dentistas. É importante lembrar que doenças como Hepatite C podem ser transmitidos por via da saliva do infectado, caso ela caia dentro do olho.

 


 

Jalecos: Os jalecos protegem o corpo e a roupa do profissional de agentes que podem vir a contaminá-lo. Os mais indicados para a área odontológica são os de gola padre com punhos de elástico, que garantem que o profissional não seja infectado por serem extremamente vedados e os punhos de elástico garantem que a manga do jaleco não fique solta, evitando enroscamentos que podem atrapalhar um procedimento.

 


 

Sapatos fechados: A utilização de sapatos fechados previne o profissional de acidentes ocasionados pela derrubada de instrumentos cortantes que podem machucar o pé do profissional, podendo causar uma contaminação.

Por isso, é imprescindível um sapato completamente fechado, sem detalhes ou pequenos furos, de preferência produzidos em couro sintético.

 


Esperamos que este post ajude você a entender melhor a necessidade desses equipamentos de proteção. Caso você frequente um dentista que não utiliza esses materiais, saiba que ele não está seguindo os procedimentos corretos.

Também fique ligado nas luvas, ainda muitos profissionais utilizam luvas não esterilizadas em processos cirúrgicos, algo que é contraindicado por lei.

Em caso de dúvidas, deixe um comentário.


Leia também: Alerta! Fique atento aos perigos de EPI sem certificação


 

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS