Dicas de Vendas

10 livros que todo vendedor deveria ler

8 de fevereiro de 2018
10 livros que todo vendedor deveria ler

No mercado altamente competitivo, vender mais é a ambição de todos. É extremamente vantajoso adquirir conhecimento para se capacitar na área. Os livros de vendas podem ser peças fundamentais para essa capacitação.

Existem diversos livros publicados sobre vendas. Separamos uma lista com a intenção de abranger alguns assuntos relacionados a vendas como: metas, treinamento de equipe, atendimento e etc.


1. A Bíblia de Vendas

A lista não poderia começar com outro livro. A Bíblia de Vendas é simplesmente o mais conhecido. Escrito por Jeffrey Gitomer, um dos maiores experts da área de vendas em todo o mundo.

O livro conta com dez mandamentos e meio (sim, e meio). Esses mandamentos lhe auxiliam e criam abordagens para você se tornar um vendedor campeão em vendas, desde a abordagem, atendimento e como empurrar seu produto de uma forma sútil ao cliente. Outra característica do livro é a sua escrita criativa e engraçada, tornando a leitura mais leve.

O livro é extenso mas essa não é uma desculpa para não lê-lo, esta deve ser uma obra fundamental para todos que trabalham com vendas.


2. A Meta

A meta trata-se de um dos livros mais vendidos da categoria livros de vendas, ele é comumente utilizado em universidades, por sua qualidade ser reconhecida até hoje.

O livro é escrito de uma maneira diferente. Em forma de romance, o autor trata dos princípios de funcionamento de uma indústria, questionando o porquê de ela funcionar de determinada forma e como seria possível que as empresas que estão com atrasos na produção e com baixa receita consigam solucionar seus problemas.

Este livro mostrou ao mundo o conceito da Teoria das Restrições (Theory of Constraints) e os passos para implementação em um sistema de produção desbalanceado e com pouca rentabilidade.


3. O Segredo da Arte de Vender

O segredo da arte de vender trata exatamente do que o título se refere: atendimento. É extremamente importante para o sucesso do seu negócio ter um atendimento diferenciado. Os clientes não gostam de ser atendidos por quem não se comunica de forma atenciosa, prestativa e simpática.

Mesmo sendo a parte principal no processo, é preciso entender alguns aspectos como: a atitude de venda, lidar com as objeções e, por fim, a psicologia da venda, para conseguir o “sim” do cliente no final da negociação.

Com histórias divertidas contadas pelo autor Zig Ziglar, ele age como um instrutor pessoal. A partir dos exemplos citados no livro, interage com o leitor e pede que, ao ler, a pessoa tenha em mãos um bloco de anotações e trate a obra como um manual a ser seguido.


4. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Esse é outro clássico recomendado para quem precisa aprimorar o relacionamento com o seu cliente.

Os conselhos, métodos e as ideias de Dale Carnegie já ajudaram milhares de pessoas e permanecem completamente atuais. Nesta obra, o autor fornece técnicas e métodos simples para que qualquer pessoa alcance seus objetivos não só profissionais, mas também pessoais.

A persuasão é o ponto-chave deste livro. Muitas vezes pode parecer duro o fato do autor passar uma ideia de “manipulação do cliente” mas isso é algo que um vendedor de sucesso deve ter em seu repertório. Persuadir o cliente é um ponto primordial para executar uma venda.


5. Como Vender Qualquer Coisa A Qualquer Um

Como vender qualquer coisa a qualquer um é um livro escrito por Joe Girard, o maior vendedor de carros da história. Em todo o livro, o interesse do autor não é se auto promover, e sim o que ele pratica e que deseja compartilhar com o leitor para ajudá-lo em sua jornada.

O título do livro soa como uma receita, mas, na verdade, é um conceito: relacionamento no nível vendedor x cliente.

De acordo com o autor: “As pessoas desejam um atendimento pessoal. Elas preferem comprar de pessoas que agem como se se preocupassem com seus compradores: pessoas que lhes telefonam quando aparece um artigo como elas desejam, que se lembram de seus aniversários e de seus interesses, que lhes escrevam pessoalmente.”


6. O Vendedor do Futuro

O vendedor do futuro é um livro de Renato Gosling. Ele analisa o vendedor de hoje, como a organização deles influenciam o novo mundo corporativo e como alcançar o sucesso.

O livro traz dez entrevistas com empresários de destaque de diferentes áreas. Eles dão diversos pontos de vista sobre a realidade do mercado, por meio de seus relatos e experiências.

Entre os principais temas do livro, o autor estuda o perfil do profissional de vendas hoje, como é a organização em que ele atua neste novo mundo corporativo e quais as maneiras de ter mais sucesso nele.

Indicamos também para quem gosta de livros mais “curtos”, a obra contém “apenas” 128 páginas.


7. O Ócio Criativo

O Ócio Criativo é um livro escrito pelo italiano Domenico de Masi. O interessante desta obra é o fato de ela nos fazer olhar por uma perspectiva diferente.

A tese de O Ócio Criativo é a de que na sociedade chamada de pós-industrial, o homem não precisaria mais estar se matando de trabalhar oito a dez horas por dia enfurnado em um escritório.

“As empresas seriam mais criativas, mais produtivas e reduziriam as despesas. Os trabalhadores teriam mais tempo para a vida pessoal, revitalizariam seus relacionamentos com a família, com o bairro, com a cultura, alimentariam a própria criatividade”.

O próprio autor adota o estilo de vida que escreveu. Ele montou seu escritório em sua própria casa. Trabalha com colaboradores a distância e afirma que, quando a vontade bate, ele e seus funcionários saem para passear pelas ruas de Roma. Não há muita distinção entre o trabalho e o lazer.


8. A Estratégia do Oceano Azul

Assim como O Ócio Criativo, A Estratégia do Oceano Azul vem com uma proposta inovadora. E não, o livro não trata sobre biologia marinha.

O livro traz um conceito de negócios. Nele, o autor (W. Chan Kim) diz que a melhor forma de superar a concorrência é parar de tentar superá-la. Ou seja, buscar mercados ainda não explorados, chamados pelos autores do conceito de “oceano azul”.

O “oceano vermelho” também tratado no livro se refere ao mercado competitivo, onde a concorrência é desleal e seu negócio pode se tornar apenas “mais um”. Por isso, busque inovar, explore o oceano azul, e busque abrir seus horizontes para um mercado mais flexível.


9. Sonho Grande

Na obra escrita por Cristiane Correa, ela nos conta sobre a história de Jorge Paulo Lemman, Marcel Telles e Beto Sucupira, três dos maiores empresários do Brasil que implementaram um estilo gestão baseado na meritocracia.

O livro conta a trajetória dos empresários desde as suas criações, até quando se estabeleceram no mercado, comprando a famosa rede de lojas Americanas e transformando o seu modelo de gestão inspirada no Walmart.

Outra empresa mal administrada e que foi motivo de aquisição foi à cervejaria Brahma, que passou por um período utilizando a fórmula da meritocracia e de controle de custos, se consolidando como uma empresa lucrativa, dando origem a AmBev.

É uma obra extremamente interessante para quem se interessa em conhecer um modelo de gestão que deu extremamente certo, e uma leitura que não deve passar batida.


10. Do Fracasso Ao Sucesso Em Vendas

Vender algo é uma situação que deve aparecer na vida de todos nós em algum momento. “Do Fracasso Ao Sucesso Em Vendas” mostra que não importa o tipo de venda que você faça, o importante é fazer com que o comprador entenda que você o conhece, está disposto a resolver o seu problema e deseja ajudá-lo com isso.

Essa obra é baseada nas experiências do próprio autor que em seus primeiros anos como vendedor teve muitas dificuldades, chegando a acreditar que nunca conseguiria superar seu fracasso. A reviravolta aconteceu quando ele aprendeu um conceito que o acompanha desde então: o importante é saber o que as pessoas querem, e então oferecer justamente isso.

O livro te ensina formas de alcançar o sucesso em vendas, você aprenderá sobre postura profissional e abordagens de venda.


Gostou da nossa lista? Achou que faltou algum livro? Deixe um comentário. Esperamos que os livros possam influenciá-lo a ter um grande sucesso com vendas.

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS