Dicas de Vendas

Palavras que um vendedor jamais deve dizer

6 de setembro de 2018
Palavras que um vendedor jamais deve dizer

“Ao bom entendedor, meia palavra basta”. Se você trabalha na área de vendas, sabe que as palavras são essenciais no processo de convencimento do cliente. Mais importante do que saber o que falar, é saber o que não falar, pois uma palavra pode comprometer todo o processo, fazendo com que o cliente perca a confiança em você e em alguns casos, crie até antipatia.

Podemos chamar isso de “erro de comunicação” e você deve se policiar para que isso não aconteça com você. Muitos deles são vícios que muitos vendedores têm, acreditando que isso os faça vender melhor, quando na verdade, só prejudicam a si próprios. Para evitá-los, conheça a seguir exemplos do que não deve ser dito durante a venda para um cliente.

  • “Esse produto é o melhor do mercado”

Ninguém cai mais nessa, não é? Falar que seu produto é o melhor do mercado é uma soberba imensa e soa como “papo de vendedor”. Ou você trabalha com um produto muito consolidado no mercado, em que um consenso o considera o melhor produto do mercado, ou exclua essa frase do seu repertório.

  • “Você está errado”

É claro que um vendedor, por ter confiança no que vende, as vezes pode se sentir intimidado por um cliente, pois muitas vezes ele acha que sabe tudo sobre o produto. O vendedor por mais vontade de falar isso, nunca deve-o fazer, afinal estamos falando da sua venda e contrariar o cliente de forma tão dura não é a melhor maneira dele comprar com você.

Para ser mais simpático, opte por “Eu entendo o que está me dizendo. Mas deixe-me explicar…”, isso com certeza contará pontos a seu favor.

  • “Não sei”

Despreparo! Infelizmente, é o que soa na mente do cliente. Então quando você não sabe sobre aquele ponto específico do produto, opte por: “Não tenho esta informação no momento, mas vou me informar e já te trago o retorno”, isso soa melhor e demonstra humildade, a maior virtude que todos podemos ter como vendedores e também em nossas qualidades pessoais.

  • “Olá amigo, bem-vindo”

Isso pode até funcionar com uma parte dos clientes, mas com a outra, não. Afinal, existem pessoas mais conservadoras. Não as trate como se você fosse o melhor amigo delas, soará falso a eles. Seja o mais profissional possível, e tenha um atendimento como deve ser feito, com atenção, informações e principalmente: resolvendo o seu problema. Isso é o bastante.

  • “Quanto você pretende gastar?”

Essa é praticamente uma seleção do poder financeiro do cliente. Soa como se a loja só vendesse produtos caros, e o cliente precisa informar o quanto pretende gastar para saber se ele está apto financeiramente ou não para comprar os produtos ofertados na loja. A questão é que é uma pergunta muito pessoal, e se o cliente não fala o quanto pretende gastar, você não deve peguntar. Isso pode se tornar constrangedor e as chances de vocês não efetuar a venda só aumentarão.

  • “Eu sou novo aqui”

Confiança meu amigo, confiança! Mesmo que você tenha iniciado agora essa nova empreitada, busque sempre passar que você está há anos desempenhando a função. A preparação é fundamental nesse processo, pois vai te capacitar e tornar melhor o seu atendimento. Tente o menos possível demonstrar que você é novo na casa, afinal, contratação boa é a que chega e já entra no jeito de jogar do time.


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  • “Preciso bater minha meta”

E isso por acaso é problema do cliente? Aquele, que chegou no final do dia ou do mês, muitas vezes acaba tendo que ouvir esse tipo de coisa. Entenda, ninguém vai gastar dinheiro para bater a meta do vendedor e isso pode soar ridiculamente.

  • “Ninguém nunca reclamou disso antes”

Se ninguém reclamou antes, então o cliente insatisfeito pode ser considerar premiado? Certo? Quem sabe jogar na loteria? Nunca diga isso para uma reclamação, pois ele pode sentir que você está duvidando da sua reclamação e consequentemente, se sentir ofendido, ou até pensar que seu problema demorará para ser resolvido, afinal “nunca ninguém reclamou disso antes”.

  • “Pode ficar à vontade”

Deixar o cliente a vontade, quando ele quer apenas observar os produtos não é uma ideia ruim. O problema é ignorá-lo completamente, quando na verdade ele precisa de ajuda para esclarecer dúvidas, mesmo que ele não deseje comprar. O cliente pode perder o interesse na loja se não tiver nenhum tipo de auxílio, e sentir que o vendedor ficou apenas esperando o próximo cliente entrar.

A dica é manter a atenção e dar o espaço que o cliente deseja receber. Jogo de cintura é aqui é sempre importante.

  • “Isso não é problema meu, não posso fazer nada”

Essa também é uma grande deselegância com o cliente. Pois aparenta que sua intenção não é auxiliá-lo e sim apenas vender o produto. Mesmo que não esteja em suas mãos resolver o problema, faço o máximo possível para instruir o cliente e deixá-lo seguro. Ninguém gosta de problemas quando compra um produto e ser grosseiro fará com que o cliente nunca mais volte ao negócio em que você trabalha.

  • “ É culpa de outro departamento”

Aceitar a responsabilidade, mesmo quando não é o responsável, vai transmitir maior profissionalismo ao cliente. Se o problema realmente é de outro departamento, encaminhe o cliente até lá sendo o mais simpático possível, isso passará segurança.

Falar que a culpa é de outro departamento, passa ao cliente a sensação de “vai lá, se vira sozinho” e isso jamais deve acontecer.


Esperamos que essas dicas tenham lhe auxiliado a se tornar um vendedor melhor, muitas dessas falas são vícios e precisamos nos livrar delas. Em caso de dúvidas, deixe um comentário.


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